Evento será realizado nos dias 10, 11 e 14

A “Importância da Educação em Diabetes”, “Nutrição no Controle do Diabetes Mellitus” e “Mulheres e Diabetes”. Esses são alguns dos temas que serão amplamente debatidos dentro do XXI Encontro de Diabetes de Campos, nos próximos dias 10, 11 e 14, sob a coordenação do médico endocrinologista Luiz Elpídio Martins Manhães. No primeiro dia, o evento será realizado na Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia e, no segundo, vai para a Praça São Salvador, onde toda a população poderá participar. No último dia ele será realizado em frente ao Shopping Vip Center. 

O endocrinologista Luiz Elpídio explica que há 21 anos ele realiza esse evento com a Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia e, há 10 anos, com a Sociedade Internacional de Diabetes, organizando, a partir daí, o Dia Nacional de Conscientização da Diabetes. Com isso o evento foi integrado, também, pelo Rotary Club, Faculdade de Medicina de Campos e Unimed.

O especialista explica que a estimativa é de que, hoje, cerca de 8% da população de Campos seja de diabéticos, seguindo o mesmo o índice do Brasil. “A cada quatro segundos surge um diabético no país, ou seja, estima-se que existam de 15 a 16 milhões de diabéticos. Já em todo o mundo a estimativa é que sejam cerca de 600 milhões de pessoas afetadas pela doença”, acrescenta Luiz Elpídio.

– É importante conscientizar as pessoas para o teste de glicemia e saber se cuidar e tratar. As palestras também servem para educar, evitando complicações. A diabetes é uma doença silenciosa e assintomática, por isso que 50% das pessoas não sabem que têm a doença – explica o endocrinologista.

O evento começará no dia 10, às 8h, na Faculdade de Medicina de Campos, onde haverá medição de glicose até às 10h30. A partir das 16h acontecem as palestras no auditório da Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia, que prosseguem até a noite, terminando com um lanche vegano.

No dia 11, a partir das 9h, na Praça São Salvador tem Campanha de Detecção de Diabetes. Já no dia 14 o evento acontece em frente ao Shopping Vips Center medição de glicose, peso e pressão arterial.

Fonte: Campos24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *