Foto: Comunicação PMCG

Dia D acontece no dia 13/05 e todos os postos estarão abertos para vacinar todo o público alvo

 

A partir desta terça-feira (2), em Campos, a vacinação contra a Influenza será ampliada para todo o público-alvo, independente de data conforme estratégia inicial. A 19ª edição da Campanha de Vacinação contra a Influenza segue até o dia 26 de maio. No sábado, dia 13, será realizado o Dia D de Vacinação, quando todos os postos estarão abertos para vacinar todo o público alvo.

A vacinação segue em 50 postos de saúde do município, além das visitas feitas pelas equipes da Vigilância em Saúde do município aos acamados e outras unidades como o Degase, o Centro Dia e outros. Até o último dia 27, foram aplicadas 13.899 doses da vacina contra a gripe. Além da campanha nacional, a Vigilância em Saúde de Campos continua a estratégia de vacinação contra a febre amarela em 18 unidades de saúde do município. De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, as duas vacinas podem ser tomadas no mesmo período.

O público-alvo preconizado pelo Ministério da Saúde corresponde os idosos de 60 anos ou mais; crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes; puérperas com até 45 dias após o parto (necessário trazer o cartão de gestante para comprovação); trabalhadores da área de saúde (com identificação profissional); povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; detentos e funcionários do sistema prisional e a novidade deste ano são os professores da rede pública e privada (necessário apresentar comprovação). Este ano, a meta de imunização é de 90%. As pessoas acamadas devem agendar a vacina através do telefone da Vigilância (22) 98175-2482.

A vacina contra a gripe não é recomendada para alérgicos a proteína do ovo e da galinha; para quem tem alergia a qualquer componente da vacina; para menores de 6 meses.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Andréya Moreira, a vacinação contra a febre amarela acontece simultânea a da influenza.

— Diferente de outras vacinas, a imunização contra a influenza pode ser administrada com outras vacinas, inclusive com a febre amarela. Portanto, a campanha não irá interferir na continuidade da vacinação em massa e é importante que as pessoas que ainda não se vacinaram contra a febre amarela se imunizem — explicou.

Locais – Em 18 postos, do total de 50, a Vigilância em Saúde também tem vacinado contra a febre amarela. Os locais são: UBS do Parque Eldorado, UBS Dr. Félix Miranda, UBS do IPS, UBS de Conselheiro Josino, UBS Dr. Jamil Abido, UBS do Parque Prazeres, UBS de Saturnino Braga, UBS do Parque Santa Rosa, UBS de Terra Prometida, UBS de Custodópolis, UPH de Farol de São Tomé, sede da Secretaria de Saúde, UBS da Penha, UBS Alair Ferreira, Centro de Saúde de Guarus, Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA) I e II, e UPH de Travessão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *