Após um período de calor intenso, uma frente fria voltou ao município de Campos e trouxe transtornos. Na tarde desta segunda-feira (21), após as fortes rajadas de vento que atingiram a cidade, duas árvores caíram sobre fios de alta tensão, deixando moradores dos bairros Parque São Caetano e Santo Amaro sem energia elétrica. Além disso, a ventania também prejudicou os semáforos de vias da área central, que ficaram apagados. Segundo a Defesa Civil, a previsão era de ventos de 46 km/h na sede do município. Em Farol de São Thomé, os ventos chegaram a 60 km/h, mas não há previsão de ressaca. Ainda era esperada para esta segunda, chuva de 10 milímetros.

De acordo com moradores, na rua Joaquim Tomás de Aquino, no São Caetano, o caso aconteceu por volta das 12h35, quando uma árvore da espécie paineira, de cerca de 12 metros tombou no meio da rua. Agentes do Corpo de Bombeiros informaram que a árvore estava com a raiz podre e, esse fator, somado à ventania, teria ocasionado o incidente. Os veículos que passavam pela via tiveram que desviar pela rua Barão de Miranda.

No Parque Santo Amaro, uma palmeira de um condomínio, localizado na avenida Nilo Peçanha, também tombou e chegou a ficar pendurada em fios de alta tensão. Uma moradora do bairro, que preferiu não se identificar, relatou que o caso aconteceu por volta das 13h. “Ela caiu em cima de um carro que passava na hora, mas graças a Deus só chegou a quebrar o vidro do veículo e não deixou ninguém ferido”, disse. O trânsito chegou a ficar interditado na Nilo Peçanha e precisou ser desviado pela Gumercindo de Freitas e pela avenida 28 de Março.

Por meio de nota, a Defesa Civil Municipal informou que as duas árvores estavam em propriedade particular e o órgão não recebeu nenhum chamado para vistoria, procedimento adotado em casos de risco de queda. O órgão disse ainda que esteve nos bairros e na árvore da Nilo Peçanha, foi constatado comprometimento da base. A Guarda Civil Municipal manteve viaturas no local, fazendo o desvio do trânsito e mantendo a pista isolada, na direção da palmeira.

Até o início da tarde, diversas residências permaneciam sem luz em ambos os bairros. Contatada pela Folha, a Enel Distribuição Rio, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica no município, disse que ventos fortes provocaram queda de árvore sobre a rede elétrica, causando interrupção no fornecimento nos bairros Parque São Caetano e Parque Santo Amaro. “A empresa esclarece que o fornecimento do Parque São Caetano já foi normalizado, já no Parque Santo Amaro técnicos trabalham para normalizar o serviço mais rápido possível”.

Semáforos sem funcionar – Além do trânsito interrompido por conta das árvores, problemas com semáforos também causaram transtornos aos motoristas na tarde desta segunda. Os condutores que transitaram pelas vias da área central do município, como avenida Alberto Torres, rua Tenente Coronel Cardoso e Gil de Góes, se depararam com os equipamentos apagados.

Em nota, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) disse que teve ciência de alguns pontos na região da Pelinca, nas proximidades da Câmara Municipal e entre as ruas Conselheiro José Fernandes e Tenente Coronel Cardoso. Todos relacionados à instabilidade dos ventos e à ausência de energia. “A equipe de atendimento aos semáforos foi deslocada para avaliar eventuais outras necessidades e procedimentos a serem adotados”, informou o presidente do IMTT, Renato Siqueira.

Fonte: Folha da Manhã

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *