18º Encontro de Iniciação Científica da UENF
10º Circuito de Iniciação Científica do IF FLUMINENSE
6ª Jornada de Iniciação Científica da UFF

 

A iniciação científica e tecnológica é uma modalidade de pesquisa desenvolvida por alunos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras. Através dos Programas de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC E PIBITI) anualmente são oferecidas bolsas, por agências de fomento, para incentivo à pesquisa. Estes programas estimulam a maior articulação entre os estudantes da graduação e a pós-graduação, e o envolvimento de novos pesquisadores na formação acadêmico-científica destes estudantes.

Os bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica desenvolvem pesquisas de interesse regional, estadual e nacional, sob a coordenação de professores orientadores. Suas pesquisas contribuem para o desenvolvimento regional, para o avanço técnico-científico do país, e para a solução de problemas nas suas áreas de atuação.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF FLUMINENSE) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da UFF (ESR) possuem Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica e de Iniciação Tecnológica. Anualmente, os bolsistas desses Programas devem apresentar à comunidade seus trabalhos de pesquisa no Congresso Fluminense de Iniciação Científica e Tecnológica (CONFICT).

Em 2013, o tema do V CONFICT será  “A Ciência pela Água”, buscando uma perspectiva de apresentação de problemáticas, soluções e avanços científicos relacionados às questões de escassez da água, contaminação, saúde pública, agravantes como enchentes e desastres naturais, assim como a utilização da água como instrumento científico em suas diferentes especialidades.

Pessoas de outras instituições poderão participar das palestras e mesas redondas, bastando para isso fazer a inscrição.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *