Começa nesta terça-feira (20) a inseminação das 1.594 urnas que serão utilizadas durante as eleições para prefeito e vereador na região. Deste total, 1.152 urnas serão destinadas às sete Zonas Eleitorais (ZE) de Campos. As 442 restantes serão utilizadas em São João da Barra, São Fidélis e São Francisco do Itabapoana.

 

Durante o processo de inseminação das urnas, são inseridos nos aparelhos os programas com nomes, números e fotos dos candidatos, assim como dados de seus partidos e coligações. Também é neste momento em que é determinada a ordem de votação e são introduzidas as informações sobre os eleitores de cada seção eleitoral.

 

A inseminação das urnas eletrônicas continua até o próximo dia 27 e é acompanhada por representantes do Ministério Público, OAB, partidos políticos, coligações e candidatos, convocados pelos juízos eleitorais responsáveis para garantir a lisura do processo eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas até sua lacração.

 

As urnas eletrônicas foram entregues no último dia 13 ao Polo Eleitoral de Campos, que é coordenado pela 98ª ZE e funciona no campus Centro do Instituto Federal Fluminense (IFF), onde permaneceram sob vigilância da Polícia Militar (PM).

 

Marcelo Bessa Cabral, chefe do Cartório da 98ª ZE, afirmou em seu blog que a chegada das urnas eletrônicas mobilizou uma equipe de quase 50 pessoas. Segundo ele, foram “34 técnicos de urna e 12 carregadores trabalhando em tempo integral”.

 

Ainda de acordo com o blog de Cabral, as urnas eletrônicas “só sairão do Polo pouco antes da montagem nos locais de votação, o que depende da logística adotada por cada um dos dez Cartórios Eleitorais abrangidos pelo Polo (Campos, São João da Barra, São Francisco do Itabapoana e São Fidélis)”.

 

Campos dos Goytacazes conta com 487.186 habitantes, segundo o Censo IBGE 2016, dos quais 359.323 estão aptos a votar, como aponta o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Neste pleito, 583 candidatos disputam 25 vagas ao de vereador no município, enquanto seis candidatos concorrem ao de prefeito, conforme números do site Eleições 2016.

 

As urnas eletrônicas enviadas para Campos e região ainda não contam com o sistema de biometria que está em processo de implementação pela Justiça Eleitoral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *