Moradora diz que Rivotril e Domatril estariam em falta na unidade de saúde

Quem mora em Morro do Coco, 12º distrito de Campos, diz que uma das características do Lugar é a tranquilidade. Em sua história, o lugarejo carrega o marco de ter sido berço do ex-presidente da República, Nilo Peçanha, que governou até novembro de 1910. No entanto, as glórias do passado contrastam com as carências que os moradores enfrentam nos dias atuais.

Em fevereiro, a equipe da Folha esteve no distrito e as principais queixas da população eram a falta de uma área de lazer o atendimento precário na Unidade Básica de Saúde (UBS). Na ocasião, eles pediram o aumento do número de médicos  e mais agilidade na marcação de exames  e consultas. Em alguns casos, os moradores se veem obrigados a se deslocar até Campos, 48 km  de distância, para conseguir atendimento médico.

A aposentada Gilda Menezes, 40 anos, disse que o problema continua. Ela reclamou não só da falta de médicos, como ortopedistas, mas de medicamentos. “Meu tratamento de coluna é feito em Campos. Além disso, preciso tomar diariamente o Rivotril e o Domatril, porque sofro de problema de nervo, mas sempre que vou ao posto pegar os remédios, eles dizem que não têm. Meu tratamento de coluna poderia ser feito aqui, mas nunca tem ortopedista e sou obrigada a pegar um ônibus e enfrentar quase uma hora de viagem para consultar ” – disse Gilda.

A secretaria de comunicação da Prefeitura informou que a UBS 24h de Morro do Coco funciona como a equipe médica regular de uma UBS (clínicos pediatras e ginecologistas) e também médicos de emergência por plantão. A diretoria da Gestão de UBS, Aline Gonçalves, lembrou que a Prefeitura está promovendo concurso na área, de Saúde para cobrir a carência de médicos, principalmente em certas especialidades, carência esta que está sendo verificada em todo o país.

Quanto à falta de alguns tipos de medicamentos, a diretoria do Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF), Bruna Araújo, informou que a secretaria de saúde está regularizando, ainda está semana, os estoques de remédios de todas as farmácias das UBSs de Campos, dando prioridade às que funcionam com atendimento emergencial, em regime de 24 horas, como a do distrito de Morro de Coco.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *