Notícia Da Folha da Manha no ano de 2009 .

Taxa de Iluminação: Polêmica no Rio, silêncio em Campos

Por Alexandre Bastos, em 11-12-2009 – 14h38

taxa

A Câmara do Rio aprovou na última quarta-feira (9) a Taxa de Iluminação Pública com valores que variam entre R$ 2 e R$ 90 mensais, dependendo do nível de consumo. A nova cobrança gerou uma série de protestos. Já foi criado o blog Taxa Não, que está recolhendo assinaturas. A vereadora Clarissa Garotinho (PR) votou contra e já protestou na Câmara, no blog e no Twitter.

Porém, em Campos, a pedido da equipe de transição da mãe de Clarissa Garotinho, a prefeita Rosinha Garotinho (PMDB), foi aprovada no final do ano passado, na Câmara, uma taxa de iluminação pública que até hoje não foi bem explicada. Alguns tentam dizem que foi idéia do ex-prefeito Alexandre Mocaiber (PSB). Mas o presidente da Câmara, Nelson Nahim (PR), que é tio de Clarissa, já deixou claro que houve um acordo com a equipe da prefeita para a aprovação do projeto. Segundo Nahim, o objetivo da taxa é aumentar a arrecadação própria do município.

Ontem (10), a Fecomercio (Federação do Comércio) do Estado do Rio enviou à Prefeitura do Rio uma solicitação formal de veto ao substitutivo do projeto de lei nº 1.431/2003, que estabelece a contribuição para o custeio do serviço de iluminação pública. Para coordenador de relações institucionais da Fecomercio, Marcos Neves, a criação da taxa é inconstitucional devido à bitributação.

Em Campos, a taxa de iluminação foi aprovada por unanimidade e a população não chiou muito. Uma coisa me intriga. Será que se a jovem Clarissa Garotinho fosse vereadora em Campos, ela seria contra ou a favor da taxa de iluminação criada com o aval da mãe e do tio?

Taxa Não!

1 comentário paraTaxa de Iluminação: Polêmica no Rio, silêncio em Campos

  • patricia

    Todos podem ter certeza que tem mais um palpiteiro aqui em campos.Nao basta so um ,veio outro tambem.A ideia foi dele!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *