Uma possível invasão por hackers ao sistema de informática da prefeitura de São Francisco de Itabapoana foi registrada para investigação na 147ª Delegacia Legal nesta terça-feira (18/10). O fato foi constatado por funcionários quando chegaram para trabalhar na segunda-feira (17/10) e perceberem que todos os arquivos dos servidores tinham sido apagados.

Entre os dados perdidos estão os referentes à folha de pagamento, pagamento de fornecedores e prestadores de serviço, nota fiscal eletrônica, Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), contabilidade, entre outros. O estrago teria sido grande, e durante toda a segunda-feira técnicos de informática tentaram recuperar os arquivos, mas não conseguiram.

Representantes da Prefeitura estiveram na 147ª DL para comunicar o ataque. Segundo a delegada Ivana Morgado, o caso será investigado pela Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), com sede no Rio de Janeiro.

“Como a delegacia especializada solicitou uma série de documentos, a Prefeitura ficou de providenciá-los para o registro de ocorrência, mas orientados pela DRCI já iniciamos algumas diligências”, disse Ivana.

O ataque teria ocorrido somente nos computadores do servidor interno. A página da Prefeitura na internet é hospedada em um servidor externo, e não foi alvo dos ataques, entretanto serviços disponibilizados pelo site estão inoperantes, pois são ligados à base de dados do servidor interno, como, por exemplo, Nota Fiscal Eletrônica, IPTU Online, Portal da Transparência e Sistema de Arrecadação.

Por meio de nota, a prefeitura de São Francisco limitou-se apenas a dizer que “Informamos que todas as medidas cabíveis junto aos órgãos competentes já foram tomadas e que todas as providências estão sendo adotadas para o pleno restabelecimento do sistema”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *