Hoje é o último dia para as inscrições para as 550 vagas em cursos de qualificação gratuitos oferecidos pela secretaria de Trabalho e Renda de Campos em parceria com o Sest/Senat. A proposta é capacitar motoristas e empresários no setor de transporte para atender a uma demanda constatada através do Balcão de Emprego do município, que semanalmente oferece dezenas de oportunidades neste setor.

De acordo com o subsecretário municipal de Trabalho e Renda, José Alberto Nogueira, são oferecidas 250 vagas para novos motoristas de cargas e passageiros; 100 vagas para o curso de Gestão Empresarial, destinadas a empresários do setor de transporte de passageiros de ônibus e vans; e 200 vagas para taxistas no Programa Taxista Nota 10, que oferece oportunidades de aprendizagem do segundo idioma: inglês ou espanhol.

— Percebemos que há uma demanda no município por profissionais qualificados e esta tem sido uma exigência também das empresas que chegam à região. Os cursos serão dados no Sest/Senat. O curso para novos motoristas, por exemplo, terá duração de 160 horas — destacou.

Já o Taxista Nota 10 foi implantado na cidade no início de 2012 e se estende até 2014, visando preparar os taxistas para os eventos que estarão acontecendo nos próximos anos, como a Copa do Mundo e Olimpíadas, e, ainda, os empreendimentos que chegam à cidade, como o Complexo Farol-Barra do Furado e o Porto do Açu. Os taxistas, obtendo o título, estarão credenciados na rede de hotelaria e no aeroporto Bartolomeu Lizandro, mostrando referência profissional qualificada para atender aos estrangeiros. “Já temos cerca de 80 taxistas qualificados e a proposta agora é atender a outros 200. Para se inscrever, não será necessário comprovar o nível de escolaridade”, afirmou o subsecretário.

O mesmo não acontece com outros cursos. No caso do destinado a motoristas de transportes de cargas e de passageiros, é necessário que o candidato tenha a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria C, D ou E. Os inscritos precisam ter nível de escolaridade do ensino fundamental, sendo necessário o mesmo para Gestão Empresarial.

As inscrições devem ser feitas na sede da secretaria de Trabalho e Renda, situada na rua Saldanha Marinho, 255, esquina com a rua Marechal Floriano, antiga Ouvidor, com atendimento das 9h Às 17h. “Não há previsão de prorrogação. Se tivermos mais inscritos do que vagas, vamos negociar a ampliação com o Sest/Senat”, finalizou.

Rodrigo Gonçalves

Foto: Rodrigo Silveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *