13bf51e04456a57c1274a62313d25cf1_390x293

Grandes coroas de areia começam a aparecer no leito do rio Paraíba do Sul,em Campos. Como verão intenso, sem chuvas, o nível do rio estava nessa terça-feira (11) a5,2 metros, o que preocupa a população por um possível desabastecimento a qualquer momento. Outras cidades do país, como Itu e Juiz de Fora, já vêm enfrentado o problema de racionamento de água. Apesar disso, segundo a concessionária Águas do Paraíba, na região ainda não existe este risco.

Em nota, a Águas do Paraíba informou que os reservatórios estão operando com água a cinco metros de profundidade, com800 a1.200 litros, sendo captados por segundo, o que mostra um quadro estável. A concessionária disse também que já operou em situações mais complexas que essa no período de estiagem (agosto e setembro). A concessionária ressalta que não há motivos para preocupação porque investiu em uma das maiores e mais complexas estações de tratamento do estado do Rio de Janeiro, a Estação de Tratamento de Água (ETA) – Coroa: “A ETA abastece a mais de 300 mil residências e está totalmente automatizada e preparada para garantir o abastecimento da cidade, mesmo em condições bastante severas como a seca, a estiagem e a baixa do rio que já se verifica a cada dia mais acentuada. A água bruta em Campos dos Goytacazes é captada a um metro e meio de profundidade do leito do rio, no bairro do Caju”.

Ainda assim, o engenheiro responsável pelo abastecimento de água, Rafael Fassy, pede para que a população se conscientize e economize água, colaborando com o trabalho que já vem sendo realizado pela Águas do Paraíba.

— Infelizmente continuamos ver, com toda essa seca e estiagem, muitas pessoas que insistem em varrer calçadas e ruas com água e lavando carros com mangueira. Isso é inconcebível em momentos normais e muito mais ainda na situação que estamos enfrentando, quando várias cidades do Brasil já estão tendo grandes problemas de abastecimento e, em alguma delas, já começa a ser feito racionamento de água — explicou.

A previsão do tempo para a região de acordo com o site Climatempo, é de chuva domingo, dia 16. Até lá, continua o calor intenso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *