Com as implantações, capital soma 308,3 km de trechos inaugurados entre 2013 e 2014

 

faixa-exclusiva-26012014

 

Quase 5 km de faixas exclusivas de ônibus serão instaladas em São Paulo nesta segunda-feira (27), beneficiando os passageiros das zonas oeste e sudoeste da capital. O transporte público terá prioridade de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, no sentido centro, e das 17h às 20h, em direção ao bairro.

A estrada de Itapecerica, por exemplo, ganhará 2 km de trechos destinados só para coletivos, entre as ruas Feitiço da Vila e Safra.

Já nas Cerro Corá e Heitor Penteado serão 2,7 km de faixas exclusivas. Na rua Cerro Corá, a ativação acontece em ambos os sentidos, entre as ruas Heitor Penteado e Carmimuá e entre as ruas Jacuanga e Mário Whaterley. Já na direção do bairro, os ônibus circularão à direita entre as avenidas Diógenes Ribeiro de Lima e Queiroz Filho.

Na rua Heitor Penteado, no sentido centro, os trechos só para coletivos serão entre as ruas Cerro Corá e João Moura. Esse trecho se conecta à faixa já existente. Já na direção do bairro, será entre as ruas Jaciporã e Cerro Corá.

As implantações fazem parte da “Operação dá Licença para o Ônibus”, cujo objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo nas vias da capital paulista. A cidade soma agora 308,3 km de faixas exclusivas inauguradas entre 2013 e 2014.

Fiscalização

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) ressalta que, em um primeiro momento, agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem as faixas nos horários definidos, sem aplicação de multa. Daqui a duas semanas, ou seja, a partir do dia 10 de fevereiro a fiscalização será intensificada.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), transitar no trecho exclusivo à direita para ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *