Frutas são fontes de vitaminais e contribuem para o bem estar em todas as idades.

As frutas fazem parte dos alimentos reguladores, aqueles que ajudam na absorção de proteínas, vitaminas, minerais e ferro pelo organismo. O ideal é consumir de duas a quatro frutas por dia, na hora do lanche ou como sobremesa. Algumas frutas são mais indicadas para cada faixa etária.

Infância, os pais devem priorizar o mamão, a banana e a laranja. A criança está formando a flora intestinal. Essas frutas são interessantes pelo fato de formar bolo fecal e de auxilia a absorção do ferro, porque anemia é muito comum nessa faixa etária.

De dez a 19 anos, a sugestão é consumir mais maçã que, entre outras funções, previne a anemia e a obesidade, morango, que é antiinflamatório, e o açaí, que além de energético atua na musculatura e na coordenação motora.

Dos 20 aos 29 anos, abacate, abacaxi e melancia são ideais. O abacate tem os ômegas 3, 6, 7 e 9, além dos polifenóis, que auxiliam na regularização do colesterol. O abacaxi é um digestivo por excelência e é interessante para ácido úrico e gota. A melancia apresenta licopeno, que previne câncer de mama na mulher e de próstata no homem.

Dos 30 aos 39 anos, a preferência deve ser dada ao coco, que auxilia na redução do colesterol, ao pêssego, que estimula o funcionamento da insulina, e à uva, que tem efeito anticancerígeno.

Dos 40 aos 49 anos, a sugestão é comer mais caju, ameixa e melão. O caju é diurético, a ameixa ajuda na prevenção de doenças intestinais e o melão, que tem baixo valor calórico e pode ser usado pra quem quer perder peso.

Entre 50 e 59 anos, a prioridade deve ser o consumo de manga, que ajuda na desnutrição, de jabuticaba, que ajuda a reter menos líquido no organismo, e da pêra. As frutas verdes têm antioxidantes que eliminam os radicais livres prejudiciais à saúde.

Mais de 60 anos, a dica é comer muita goiaba, cereja e uva. Goiaba previne problema circulatório, auxilia no intestino e previne o reumatismo. A uva, por conter resiratrol, garante longevidade e a cereja previne problemas urinários.

Porém vale ressaltar frutas fazem bem em qualquer idade.

Um abraço fraterno, Fabrício Lírio. VISITE SEMPREhttp://fabriciolirio.com.br/   Fonte: Jornal Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *