Evento acontece no coreto da Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro.
Organizadores esperam receber visitantes de toda a região até domingo.

Orquídeas Quissamã (Foto: Adilson dos Santos/Divulgação Prefeitura de Quissamã)

Os amantes das orquídeas terão a chance de participar, a partir de sexta-feira (28), da 5ª Mostra e Venda de Orquídeas em Quissamã, no Norte Fluminense. O evento acontece no coreto da Praça Brigadeiro José Caetano, no Centro, das 8h às 20h. Os organizadores do evento esperam receber inúmeros visitantes locais e regionais até domingo (30).

De acordo com os organizadores, a finalidade da exposição, entre outras, é difundir e incentivar o cultivo das orquídeas, promover a educação ambiental, mostrar para a população que a orquídea é uma planta de fácil cultivo, além de divulgar o turismo, movimentar a economia da cidade, coibir a retirada de plantas das matas e incentivar a aquisição em orquidários registrados, que reproduzem as plantas de forma sustentável.

De acordo com o livro “Orquídeas Brasileiras”, de autoria de Sérgio e Delfina de Araújo, o número de gêneros de orquídeas no mundo está estimado em 600 e o número de espécies entre 25 mil e 30 mil, sendo que o Brasil possui, aproximadamente, 2.500 espécies. No Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, o turista pode ver até mesmo, orquídeas raras no mundo.

“Para admirar uma orquídea, ao olhar do leigo, basta sentir amor à primeira vista. Viu, gostou e contaminou-se pelo vírus da orquidofilia. Não há vacina que torne a pessoa imune, ela acaba dependente”, brincou a coordenadora de Cultura e Turismo, Marta Medeiros. Além de apreciar as flores, os visitantes poderão também adquiri-las.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *