A biologia estuda os mais diversos temas relacionados aos seres vivos. No Projeto Educação 2015, os professores Fernando Beltrão e Geraldo Moura gravaram reportagens destacando os principais tópicos para o estudante que pretende fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), como alimentação, ecologia e meio ambiente. Nas reportagens, os professores falam sobre o corpo humano, o mundo animal e doenças.

REVEJA AS REPORTAGENS DE BIOLOGIA DO PROJETO EDUCAÇÃO
Anabolizantes são compostos à base de hormônios, que promovem a acumulação ou retenção de água nas células para aumentar a musculatura. No entanto, esses compostos podem levar à degeneração das células hepáticas, problemas digestivos e problemas no sistema muscular e ósseo.
O rato transmite a leptospirose e a peste bubônica, que chegou a matar 1/4 da população da Europa no passado. Problemas de drenagem causam acúmulo de água nas ruas em tempos de chuva e atraem ratos. Educação é a melhor forma de combater as doenças.
Animais peçonhentos e animaisvenenosos têm definições diferentes. Peçonhentos são aqueles que produzem e injetam o veneno na presa. Venenosos são aqueles que só produzem e liberam a substância letal, ativa ou passivamente. Quem explica é o professor Geraldo Moura.
As proteínas são importantes para uma alimentação saudável e balanceada. Elas são encontradas nas carnes, queijos e ovos. Mas é preciso atenção: o excesso de aminoácidos, que formam as proteínas, faz mal para o fígado e para os rins.
Cada alimento tem sua propriedade e importância para o corpo.  As proteínas, por exemplo, desempenham diversas funções: formam o esqueleto das células, dão a cor avermelhada aos músculos e armazenam oxigênio para permitir os movimentos musculares.

 

Fonte: G1.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *