Sucesso na Avenida Arthur Bernardes, desde maio, último, o Projeto “Via Esporte” também será realizado, em Guarus, a partir do dia 5 de novembro, próximo, e com a expectativa de reunir mais de duas mil pessoas a cada domingo. O local escolhido foi a Avenida Deputado Bartolomeu Lizandro, conhecida como Beira Rio, e que passou por vistoria realizada pelo presidente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Raphael Thuin; presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Renato Siqueira, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Wylliam Bolckau.

Com a mesma proposta do que já vem sendo realizado na Avenida Arthur Bernardes, incentivar prática de esporte e opção de lazer à população, as duas pistas da Beira Rio serão fechadas num trecho de cerca de 500 metros, entre a Coronel Walter Kramer (Rua 1) até a Rua Advaldo Maciel, perfazendo um quilômetro para circuito. A Praça Santo Antônio ficou definida como ponto de encontro para os participantes. A região ficará disponibilizada para o Via Esporte, das 7h30 às 13h30, com trio elétrico, incentivando a prática de dança, além das outras atividades, como ciclismo, skate, patins, entre outros.

“Nosso objetivo é conceder este espaço para qualidade de vida, esporte e lazer para toda a população. Levar e incentivar várias atividades, em um espaço livre para as pessoas, com a ideia de fazer com que esse projeto passe a ter vida própria em Guarus, e que possa seguir assim, adotado pelos populares, com os próprios fazendo programações no local. Incentivar a utilização das praças e integração das famílias. E no verão, dar opção de lazer para quem estiver na cidade. O pensamento é mostrar que a cidade é dos moradores, devolver Campos aos campistas”, pontuou Raphael Thuin.

O presidente da FME destacou ainda que a iniciativa será uma oportunidade para os vendedores ambulantes. Para atuarem no “Via Esporte”, os ambulantes devem ir à Superintendência de Fiscalização e Postura, que funciona na rua Tenente Coronel Cardoso, número 91, no centro, das 8h às 17h. 

Para quem quiser passar pela região durante o evento, realizado aos domingos a partir do próximo dia 5, já foi traçado o trajeto que deverá ser percorrido. Os motoristas que chegarem pela Rua Coronel Walter Kramer (ao lado do Exército), pela Beira Rio, terão que passar pela Rua Batista Ferreira, atravessar a Santo Antônio até a rua Aurélio Bessa, para chegar à rua Advaldo Maciel, por onde poderão ter novo acesso à Beira Rio.

“Vamos colocar agentes da Guarda Municipal em todas as pontas dessas ruas laterais, e no início e final da via principal, fazendo trabalho de sinalização e orientação de como estará essa organização do trânsito. O local dá possibilidade para que possamos desenvolver esse trabalho, com acesso pelas proximidades, sem transtornos”, disse o comandante da Bolckau.

De acordo com o presidente do IMTT, o instituto já avaliou que não haverá danos pelo fechamento da via aos domingos. “Estamos organizando um esquema viário, para que não haja prejuízo na circulação pelas vias próximas. Estamos nos preocupando tanto com a avenida principal, cuidando do acesso à Igreja Santo Antônio e aos imóveis comerciais, quanto dos acessos internos, parte de imóveis residenciais. A tendência é que com a infraestrutura urbana presente, com praça arborizada e proximidades do Rio, tenhamos uma ambientação natural bastante favorável ao propósito do projeto”, destacou Renato Siqueira.

Fonte: Ururau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *