Os professores da Universidade Federal do Norte Fluminense (Uenf)  decidiram na última terça-feira, (09/08), em assembleia, suspender a greve e entrar em “estado de greve” até próximo dia 23, quando nova assembleia será realizada para definir os rumos do movimento. Segundo comunicado do Comando de Greve, o líder do Governo na Assembleia Legislativa (Alerj), deputado Edson Albertassi, se comprometeu a elaborar uma proposta para resolver os problemas emergenciais da UENF num prazo de 15 dias.

“Saímos da greve para estado de greve com condicionantes que forcem o Governo a pagar em regime de emergência os terceirizados, que estão sem receber há cinco meses (serviços de limpeza e segurança). Por conta disto, a empresa de segurança tem reduzido de forma drástica o número de profissionais. Com isso esperamos que até 23 o Governo sinalize a liberação de verba para que a universidade possa pagar seus fornecedores e passe a sobreviver mirando a normalidade um tanto quanto distante”, afirma a presidente da Associação dos Docentes da Uenf (Aduenf), Angélica Pereira.

Um oficio foi encaminhado pela Aduenf ao deputado Edson Albertassi, com um breve relato dos compromissos assumidos pelo Governo, entre os quais estão a liberação de verba no valor de R$ 3 milhões por mês para o custeio e pagamento de bolsas, pagamentos das dívidas de janeiro de 2016 até a presente data, pagamento do adicional de insalubridade e periculosidade, além da formação de comissão para discussão e elaboração de novo plano de cargos e vencimentos para a Uenf.

No documento, os docentes ressaltam ainda a preocupação com a segurança nos campi, onde há cursos noturnos. A empresa que presta serviço de segurança na Uenf está com pagamentos de salários atrasados e sem o pagamento de custeio não há como garantir o serviço de segurança.

Já os técnicos administrativos permanecem em greve, aguardando uma sinalização do Governo para a pauta apresentada pela categoria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *