A Superintendência do Procon/Campos elaborou um lista com os cuidados que os consumidores devem ter em face das compras para a “ Black Friday”, que este ano será no dia 25, sexta-feira da próxima semana. A Black Friday é uma grande promoção que surgiu nos Estados Unidos, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças.

Já existe uma grande expectativa dos consumidores e também dos fornecedores, pois a data vem se revelando como uma das melhores para o comércio, tanto online com nas lojas físicas. No ano passado foram registradas 56 reclamações no órgão municipal de defesa do consumidor, com diversas queixas, tais como dificuldades para troca, produtos entregues diferentes do pedido, demora na entrega, não entrega do bem, produtos deteriorados/com defeito e sites que não existem. O número de reclamações não é tão relevante, visto que as vendas alcançam números altíssimos.

Acompanhe algumas dicas do Procon/Campos para fazer uma compra segura:

– Já comece a pesquisar os preços, pois muitas lojas oferecem “descontos” que na verdade não existem.

– Faça suas compras tendo sempre como parâmetro a utilidade, necessidade e prioridade.

– Busque no site www.procon.sp.gov.br a lista atualizada de sites que não funcionam ou já geraram reclamações nos órgãos de defesa do consumidor e evite estes sites.

– Se comprar o produto em um site de uma empresa, não faça depósito em nome de pessoas físicas, pois isto atesta que a empresa não existe.

– De preferência, procure depositar no próprio banco que emitiu o boleto, e peça a confirmação dos dados. No próprio banco é possível saber se os dados fornecidos são os do fornecedor que aparece no boleto ou se é de outra pessoa (física ou jurídica).

– Nas compras online, como o volume de vendas sempre é muito alto, o ideal é que o consumidor prepare o computador e deixe tudo organizado para conseguir as melhores ofertas, já que o acesso promete ser muito intenso.

– Procure se documentar sobre todo o desenrolar da negociação (oferta, pedido, compra, etc.), imprimindo tudo que for possível (dar sempre um “print”) ou mesmo fotografar a tela.

– Procure no site de vendas, informações básicas sobre o fornecedor: nome empresarial, CNPJ/CPF, endereços físico e eletrônico, telefone e demais informações que possibilitem seu contato e localização, conforme determina o Decreto nº 7.962/2013. Utilize esses dados para se informar sobre a empresa que deseja comprar junto a bancos de dados oficiais, como a Receita Federal ou Procons.

– Para ajudar os consumidores a escolher qual site é confiável para as compras da Black Friday, a organização da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico elaborou um selo oficial para identificar e evitar a “maquiagem dos preços” por lojas online duvidosas, assim como um código de ética, que deve ser seguido pelos estabelecimentos cadastrados. Para conseguir o selo, os lojistas devem passar por inspeção da própria Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico, que verifica possíveis irregularidades. Então vale ficar de olho, principalmente nesta dica para ter mais segurança.

– Verifique se o site da empresa possui conexões seguras para proteção de seus dados. Identifique no início do endereço eletrônico a presença do “https” e de um cadeado ativado na extremidade esquerda da barra de endereços do seu navegador. Ao clicar nesse cadeado, a informação ali presente deve ser a mesma do site acessado. Para se informar sobre conexões seguras acesse a Cartilha do CERT.br http://cartilha.cert.br/uso-seguro/#10.1

–  Faça o cadastro nos sites que vão participar da Black Friday. Todos os sites de compras pedem um cadastro interno para o pagamento e envio da mercadoria. Portanto, para evitar perder tempo ou ser alvo de quedas de conexão no site, pelo grande fluxo de acesso no dia, é recomendado já fazer uma conta com antecedência. Tudo isso facilita as compras. No dia da oferta, basta fazer o login e confirmar as informações de pagamento.

– Antes de comprar, vale fazer uma lista com todas as prioridades. Assim, você não corre o risco de esquecer algum produto importante e perder a oferta. Alguns sites tem essa opção, mas que pode ser no lápis e no papel mesmo. Depois, basta começar a caçada pelo melhor preço.

– Sempre escolha os sites de compras com as melhores recomendações, assim, o internauta tem mais garantias de receber o produto no prazo e em boas condições.

– Fique de olho: compare preços e confira a melhor oferta. Quando chegar o momento de fazer os cliques das compras, vale conferir se os preços realmente caíram e até selecionar a loja virtual com melhor valor.  Faça quantas pesquisas precisar para ter certeza da compra.

– Aproveite a Black Friday para fazer suas compras de Natal e garantir uma boa economia nas festas de final de ano. Assim, é possível adquirir um bom presente com preço mais barato. Lembrando que os valores tendem a aumentar nos dois últimos meses do ano, principalmente por essa correria nas lojas. Vale garantir as lembranças e presentões.

– Anote o horário das promoções. Apesar de quase todos os sites envolvidos na promoção ofertarem seus produtos em horários próximos, vale conferir na sua loja de destaque o horário do inicio das vendas. Assim, o usuário não corre o risco dos estoques esgotarem antes de comprar determinado equipamento. Também vale ficar de olho no fuso horário para não ter enganos.

– Para apurar irregularidades, o Procon-Campos estará recebendo as denúncias dos consumidores, sempre ressaltando que as compras online podem ser objeto de arrependimento, conforme dispõe o artigo 49º do Código de Defesa do Consumidor, devendo o consumidor exercer este direito em até 7 dias, a contar da chegada do produto em sua residência. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo telefone 27221913, pelo facebook Procon Campos e pelo site www.procon.campos.rj.gov.br.

Seguindo estas dicas, o consumidor poderá fazer suas compras com mais tranquilidade e segurança. Agora, é só esperar as ofertas serem disponibilizadas e aproveitar as boas promoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *