As indústrias do Norte Fluminense registraram aumento da atividade produtiva em junho, revela a Sondagem Industrial do Rio de Janeiro, divulgada nesta quinta-feira, dia 04, pelo Sistema Firjan. O volume de produção apontou crescimento (63,0), avançando quase 20 pontos frente a maio, após sete meses consecutivos de queda.  Com isso, o Norte Fluminense foi a única região a registrar aumento do número de empregados (58,2). A sondagem varia de zero a cem pontos. Os valores abaixo de 50 indicam piora ou redução e acima de 50 representam melhora ou aumento.

Nesse cenário, a indústria na região Norte operou, em média, com 69% da capacidade instalada em junho, resultado acima da média histórica (62,9%).

Apesar do crescimento, os empresários que participaram da pesquisa mostraram insatisfação com as condições financeiras. A situação financeira das empresas continuou ruim (25,8), diante da redução da margem de lucro (25,2) e da dificuldade no acesso ao crédito (24,4) durante todo o no segundo trimestre de 2016. Contudo, os indicadores apresentaram leve melhora na comparação com o trimestre anterior.

Para os próximos seis meses, os empresários da região estão otimistas. Pelo terceiro mês consecutivo há expectativa de aumento da demanda por produtos industriais (58,9).

Participaram da Sondagem, empresas dos nove municípios atendidos pela Representação Regional Firjan/Cirj Norte Fluminense: Campos dos Goytacazes, Cardoso Moreira, São Francisco de Itabapoana, São João da Barra, Quissamã, Conceição de Macabu, Carapebus, Macaé e São Fidélis.

Para contribuir com a melhoria do ambiente de negócios e a retomada do crescimento econômico do estado e do país, o Sistema Firjan lançou em maio o Mapa do Desenvolvimento do Rio de Janeiro 2016-2025. O documento foi construído por mais de mil empresários e envolveu os 92 municípios do estado do Rio. Além do documento estadual, foram desenvolvidas 10 Agendas Regionais que abordam e aprofundam questões específicas e refletem a visão dos empresários locais. O principal objetivo do Mapa é fazer do Rio de Janeiro o estado com melhor ambiente de negócios do Brasil.

A Agenda Regional do Mapa para o Norte Fluminense foi lançada em 27 de julho, quando foram apresentadas as propostas para promover o desenvolvimento da região. Entre os temas abordados está a duplicação da BR-356 e a recuperação da malha ferroviária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *