Nesta terça-feira (14) é a data e o município já conta com lei do vereador Cláudio Andrade voltada aos diabéticos

Nesta terça-feira (14), Dia Mundial de Combate ao Diabetes, será o primeiro ano que Campos lembrará a data com uma lei, já em vigor, que protege quem sofre com a doença. Trata-se da Lei 8.760/2017, do vereador Cláudio Andrade, que diz que hotéis, pousadas e afins têm que incluir em seu desdejum alimentação adequada para consumo por portadores de diabetes e doença celíaca. 

De acordo com o vereador Cláudio Andrade, alguns hotéis, como por exemplo, o Pálace Hotel, já se enquadraram à nova lei. Mas, para que todos os demais se insiram, ainda essa semana um ofício será encaminhado ao Procon local. O objetivo é que todos os estabelecimentos do ramo sejam fiscalizados e cumpram à risca e, assim, os diabéticos respeitados e preservados.

PROGRAMAÇÃO OFICIAL

A data será lembrada em Campos com uma ação do Programa Municipal de Tratamento à Hipertensão e Diabetes (Hiperdia), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A partir das 9h, uma equipe estará em frente ao Shopping Vips Center realizando teste de glicemia e aferindo pressão arterial. A data foi instituída em 1991 por uma resolução das Nações Unidas.

A ação faz parte do “XXI Encontro de Diabetes em Campos – Educando para prevenir complicações” aberto no último dia 10 e realizado em parceria com a Faculdade de Medicina de Campos (FMC), Sociedade Fluminense de Medicina e Cirurgia (SFMC), Rotary Club, Ortopedia São José e Sociedade Universitária de Pesquisas e Estudos Médicos (Supem).

De acordo com o coordenador do evento, o endocrinologista e diabetólogo, Luiz Elpídio Manhães, no último sábado (11), durante atividade no Centro da cidade, cerca de 600 pessoas realizaram testes de glicemia e em 126 foi detectada hiperglicemia. Os pacientes que obtiveram resultado positivo, para doença, receberam orientação de nutricionistas e foram encaminhados a especialistas, para conclusão da investigação do diagnóstico.

O endocrinologista frisa a importância da atividade física para qualidade de vida. “A alimentação saudável o e exercício físico complementam no tratamento de prevenção do diabetes, e ajudam a diminuir o estresse”, finalizou.

Fonte: Campos24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *