A segunda onda de protestos popularizada como Marcha Contra a Corrupção conseguiu mobilizar, novamente, milhares de manifestantes em várias capitais. Embora menos numerosa que a primeira edição, realizada no Sete de Setembro, a mobilização desta quarta-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, ganhou novos temas.

Protestos foram convocados em ao menos 25 cidades de 18 estados em todas as regiões do país, principalmente articuladas nas redes sociais e blogs. Organizadores já planejam uma ONG para nacionalizar o movimento.

Os manifestantes, na sua maioria jovens da classe média, concentraram-se inicialmente próximo do Congresso Nacional e começaram uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios – avenida ao longo da qual estão localizados as sedes dos ministérios na capital brasileira.

Os jovens estão a recolher assinaturas para um abaixo-assinado que pede o fim do voto secreto dos parlamentares. Há actualmente no Brasil um projecto de lei em tramitação no Congresso Nacional para que essa forma de voto seja extinta.

Os protestantes pedem ainda a aprovação da ‘Lei da Ficha Limpa’, que proíbe que políticos que estejam a ser investigados por suspeita de corrupção sejam elegíveis.

Esta manifestação ocorre num feriado nacional, assim como a marcha anterior, que conseguiu reunir aproximadamente 30 mil pessoas a 7 de Setembro, quando se comemorava o aniversário de independência do país.

A convocatória dos manifestantes foi feita através da internet e encontram-se previstas outras manifestações semelhantes em mais 20 cidades de diferentes estados.

Eu apoio essa idéia, e você ? Vai ficar aí parado?

(fonte:http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/10/segunda-marcha-contra-corrupcao-ganha-novos-temas.html  | http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/internacional/mundo/protesto-contra-a-corrupcao-em-brasilia-junta-13-mil-jovens)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *