Nesta quarta-feira (27/070, será apresentada, no Teatro do SESI Campos, a Agenda Regional do Norte Fluminense do Mapa do Desenvolvimento, que tem como objetivo apresentar a visão da indústria sobre os principais problemas da região e traçar uma estratégia para as ações do Sistema  Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), dentro de um horizonte de 10 anos.

O Mapa do Desenvolvimento 2016-2025 foi construído por mais de mil empresários e envolveu os 92 municípios do estado do Rio. As propostas foram extraídas de debates em todos os nossos conselhos temáticos e regionais do Sistema FIRJAN e de respostas à pesquisa online com uma base ampliada da indústria.

Nesta edição, foram desenvolvidas 10 Agendas Regionais que abordam questões específicas de cada Regional do Sistema Firjan e refletem a visão dos empresários. Os documentos que servirão como instrumento de gestão pública e de debate para as próximas eleições municipais. Em Campos, os temas foram discutidos em uma reunião, que aconteceu no dia 25 fevereiro.  Nelas, os industriais montaram um conjunto de medidas para a melhoria do ambiente de negócios nas regiões.

O Mapa do Desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro surgiu em 2006. Das 119 ações previstas no primeiro Mapa, 74% foram concluídas ou registraram avanço. Entre as maiores conquistas propostas, destacam-se a inauguração do Arco Metropolitano, em 2014; a concessão de rodovias como a BR-101 Norte; a eliminação de gargalos no processamento de cargas internacionais em portos e aeroportos; a criação do Instituto Estadual do Ambiente (Inea); a reestruturação do sistema de licenciamento ambiental; e o fortalecimento da indústria criativa.

A versão estadual do documento foi entregue no dia 30 de maio, no Rio de Janeiro,  agora será a vez dos pontos específicos da região Noroeste Fluminense. O evento acontece às 18h.

Medalha Construtor do Desenvolvimento Regional
Na ocasião, também acontecerá a 15ª edição da já tradicional entrega da medalha “Construtor do Desenvolvimento Regional”, criada pela Representação Regional da Firjan no Norte Fluminense para reconhecer personalidades e empresários que contribuem para o desenvolvimento da região Norte Fluminense. Este ano, os homenageados serão a empresária e pedagoga Rita Chardelli e o empresário do ramo moveleiro, Izac Bezenover. Na ocasião, também haverá uma palestra com o Diretor Superintendente do SESI e Diretor Regional do SENAI/ RJ, Alexandre dos Reis, com o tema “Resiliência com foco no resultado”.

A cada ano, membros do Conselho Regional do Norte Fluminense e da Comissão Municipal da Firjan em Macaé apresentam nomes de personalidades para serem candidatos a receber a Medalha. A Comissão do Mérito Industrial analisa os indicados e apresenta os escolhidos para serem condecorados.

Rita Chardelli é graduada em Comunicação Social, licenciada em Pedagogia e Educação Artística, pós graduada em psicopedagogia e educação infantil. Mestre em Ensino de Ciência da Saúde e Ambiente. Atuou como diretora do Departamento de Gestão da Coordenadoria Regional Norte Fluminense e implantou o Departamento Multiprofissional da Secretaria Municipal de Educação de Campos. Foi professora da gestão escolar e prática pedagógica na Faculdade de Filosofia de Campos. É diretora da Escola João e Maria, Membro Titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia e da Associação Nacional de Dislexia (ANDI), professora do curso de pós graduação em Psicopedagogia Clinica e Institucional.

Izac Bezenover é empresário do ramo moveleiro.  Iniciou a vida profissional aos 14 anos, trabalhando como balconista e vitrinista da loja A Renascença, em Campos. Alguns anos depois assumiu a sub gerencia da loja A Vencedora, onde chegou a gerente. Formou-se Técnico em Contabilidade. Fundou a Móveis Santhe, especializada em móveis escolares, que chegou a ser a maior fábrica de móveis escolares do Brasil, produzindo 1.500 conjuntos escolares por dia. Foi fundador do Sindicato da Indústria do Mobiliário de Campos e presidente por mais de 10 anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *