.

A Usina Sapucaia, desativada em 2009, foi invadida por funcionários que cobram direitos trabalhistas em julho deste ano. A justiça determinou que as terras da Usina Sapucaia, em Campos, não são improdutivas, como avaliou o Incra. Agora a empresa quer a reintegração de posse. Porém cerca de 800 famílias acampadas nas fazendas da empresa como reivindicação aos seus direitos trabalhistas.

A liminar derrubou a decisão que considerava improdutivos os 107 km2 da propriedade. Segundo o advogado da empresa, o laudo do Incra considerou as terras improdutivas levando em conta um período de recuperação pós-estado de emergência do município de Campos, entre 2009 e 2010.

A Usina Sapucaia não funciona desde o fim de 2009. Ela paralisou as atividades por dívidas com fornecedores e cerca de 10 mil funcionários. No ano passado entrou com um pedido de recuperação judicial.  A Superintendência Estadual do Incra no Rio de Janeiro disse que vai entrar com um recurso contra a decisão.

E a questão é: como ficarão as 800 famílias? Seus direitos serão concedidos? Afinal, se considerarmos famílias com 4 membros em média, teremos mais 3000 mil pessoas vivendo este impasse desde 2009.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *