O Hemocentro precisa de, no mínimo, 70 doações diárias para manter seu estoque equilibrado.

Com uma demanda maior que o número de doações o Hemocentro Regional de Campos está preocupado com a baixa no estoque de sangue da unidade. Das 30 pessoas que se candidataram nesta terça-feira (06/09) à doação, apenas 22 estavam aptas a doar.
O Banco de Sangue que, normalmente, registra uma média de 40 doadores por dia, tem recebido cerca de 20 doadores/dia. O Hemocentro precisa de, no mínimo, 70 doações diárias para manter seu estoque equilibrado.

Além disso, o setor não está podendo contar com o reforço do ônibus de coleta móvel, que está passando por reparos após sofrer um acidente em São Fidélis, no dia 29 de agosto.  Por conta disso, cinco coletas externas que estavam agendadas pela unidade móvel tiveram que ser canceladas.  O hemocentro é o único serviço de hemoterapia em Campos e atende hospitais públicos e particulares de mais 16 municípios das regiões Norte e Noroeste Fluminense.

DOAÇÕES: A faixa etária para doação de sangue foi ampliada. Podem doar jovens e adultos de 16 até 67 anos. Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

Para doar também é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas 3 horas. O Hemocentro funciona diariamente, das 7 às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Um abraço Fraterno, Fabrício Lírio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *