Ela é a primeira mulher à frente de uma grande empresa de petróleo.
Saiu da presidência da Petrobrás, José Sérgio Gabrielli, que passou seis anos e sete meses a frente da estatal. Agora a Petrobras tem novo comando, pela 1° vez de uma mulher, Graça Foster, que tomou posse nesta segunda-feira (13), no Rio de Janeiro.
Graça Foster a primeira mulher no mundo a comandar uma empresa de petróleo de grande porte. Ela foi empossada em uma cerimônia com a presença da presidente Dilma Rousseff.
No discurso, Gabrielli disse que saia triste por deixar uma empresa fantástica e alegre, porque tinha a sensação de dever cumprido. Entre as realizações da sua gestão, citou a conquista da autosuficiência em petróleo, o marco regulatório do pré-sal e a maior capitalização da história da Petrobras com a venda de ações da estatal.
Graça Foster decidiu começar o discurso de posse se apresentando. Disse que sente preparada para ocupar o cargo. No fim, se emocionou. Ela afirmou que, na sua gestão, a segurança está acima de qualquer meta. “Se segurança um, dois três, quatro, cinco causar algum prejuízo no prazo, eu me sinto extremamente confortável para definir um novo prazo”, declarou.