Todo mundo usa a internet no dia a dia, mas é preciso cuidado.

Todos temos acompanhado o crescimento das compras realizadas pela internet, porém é preciso ter cuidado, pois muitos consumidores já tiveram prejuízos. Só este ano, já são R$ 700 milhões com a ação de quadrilhas especializadas em clonar cartões.
FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) afirma que o aumento das fraudes eletrônicas vem ocorrendo devido ao crescimento do uso dos meios eletrônicos como forma de pagamento e ao descuido de alguns clientes.
Realizar pagamento e fazer compras pela internet é prático e cômodo, porém essa facilidade tem se transformado em dor de cabeça para muita gente. Para FEBRABAN de janeiro a junho deste ano os prejuízos com operações bancárias por meio eletrônico aumentaram 36% em relação ao mesmo período do ano passado. Entre janeiro e julho, as perdas chegaram a R$ 685 milhões.
Porém tomar alguns cuidados pode evitar golpes, por exemplo:

  • nunca usar computadores públicos para movimentar a conta ou comprar;
  •  no computador pessoal, manter sempre um programa antivírus atualizado;
  • não abrir nem responder mensagens que solicitem dados pessoais ou senhas para atualizar um cadastro; e
  • antes de fazer uma compra online, checar se o site é confiável.

A delegada de defraudações Ivone Rosseto diz que, em alguns casos, o estelionatário aplica o golpe em sites que até parecem confiáveis. Oferece carros ou empréstimos em condições especiais. A delegada dá uma dica.
“Desconfie sempre. Se o negócio é muito bom, pode ter um golpe embutido nele. Jogue o nome da empresa na internet. As empresas envolvidas em golpes, se você fizer uma checagem pela internet, há centenas de pessoas denunciam golpes envolvendo essas empresas”, recomenda a delegada Ivone Rosseto.
Lembrando que quem cai em algum golpe, não pode deixar de registrar queixa.

VISITE SEMPRE:  http://fabriciolirio.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *