Quem deseja passar no vestibular ou no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – sonho de grande parte dos jovens estudantes – e cursar uma faculdade sabe o quanto o caminho é difícil. Dedicação aos estudos é fundamental para vencer a grande concorrência.

Com 75% de aprovação nas universidades públicas, o curso gratuito do pré-vestibular da Superintendência da Igualdade Racial, localizada na rua Comendador Francisco Sanguedo (antiga Aquidaban), 129, no Centro de Campos, está com as inscrições abertas.

Para quem deseja um reforço extra e fazer a diferença cursando língua estrangeira (inglês ou espanhol) também pode se inscrever até o dia 25 de fevereiro, no horário das 8h às 20h. O resultado da seleção será divulgado no próximo dia 28.

Segundo a pedagoga e coordenadora do curso pré-vestibular Marli da Silva Machado, as inscrições começaram no dia 2 de janeiro e a procura é grande.

– O curso existe há mais de 10 anos e é o mais concorrido. Para o pré, recebemos aproximadamente três mil inscrições. São 500 vagas. Os professores são ótimos. Temos 75% de aprovação e temos como base o Enem – destacou a coordenadora.

Entre as faculdades mais procuradas em Campos estão a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Instituto Federal Fluminense (IFF). “Geralmente os alunos procuram e são aprovados nos cursos de Biologia, Matemática, Serviço Social, Língua Portuguesa, Arquitetura, Geografia, Ciências da Natureza e Design Gráfico”, ressaltou a coordenadora.

As aulas começarão em março, ainda sem data definida. As turmas são de manhã (7h30 às 12h) e a noite (18h15 às 22h15). A duração do curso é até dezembro. “O curso é gratuito e aberto para todos”, disse Marli.

Para se inscrever, o candidato deverá levar uma foto 3×4, identidade, CPF, comprovante de residência, histórico escolar ou declaração de que cursou o ensino médio ou que está cursando o terceiro ano, título de eleitor e certificado de reservistas para os homens maiores de 18 anos.

Para os cursos de língua estrangeira, a superintendência está oferecendo 900 vagas: 600 para inglês e 300 para espanhol. Os interessados devem ter idade a partir de 16 anos e apresentar identidade e comprovante de residência.
Já para os menores de 18 anos fazerem a inscrição, deve ser apresentado, também, a cópia dos documentos dos responsáveis.

Doméstica sonha em cursar Serviço Social

A doméstica Darcilene Rodrigues, 52 anos, contou que fez o pré-vestibular há muito tempo e agora resolveu retornar. “Tenho muitos sonhos. Agora estou tentando realizar esse. Se Deus quiser, vou conseguir passar no curso de Serviço Social. É tudo de graça, só é preciso correr atrás”, relatou.

A universitária Paola Teixeira dos Santos, 22 anos, realiza um sonho e está na faculdade que sempre quis através da ajuda recebida no curso. Ela fez o pré-vestibular em 2010 e entrou na UFF em 2011, onde estuda Serviço Social. E não foi só isso. No mesmo ano, a estudante passou no curso de Agronomia, mas teve que optar por um. “O pré-vestibular me ajudou muito. Saí de uma escola pública, onde não tive muita base. Procurei o curso, pois tinha dificuldade em português e redação. E foi muito bom. Os professores são muito qualificados. Sempre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *