Carolina Barbosa
Foto: Folha da Manhã 

A intensidade das ondas do mar de Farol de São Thomé, em Campos, está diminuindo e a previsão é que o cenário se normalize na próxima sexta-feira (17), segundo a Defesa Civil do município. A frente fria que atingiu a região também deve seguir por pelo menos mais três dias.

Segundo o diretor executivo da Defesa Civil, major Edson Pessanha, as ondas chegaram a 2,30 metros ontem depois de destruírem parte da estrada que liga Farol a Barra do Furado, em Quissamã.

— No sábado esteve em quase 3,50 metros. Não está jogando mais água no asfalto, mas já destruiu a passagem, que está totalmente obstruída. A intensidade está diminuindo, sexta-feira deve voltar ao normal. O aviso aos pescadores quem manda é a Colônia de Pescadores e a Capitania dos Portos e a Marinha mantém o monitoramento da área — disse.

Sobre a via que dá acesso a Quissamã, Pessanha ainda ressaltou que um desvio foi feito no local.
— Só tem passagem onde a Defesa Civil abriu o desvio. É provisória até que seja definida a construção de uma outra estrada. Não tem como recuperar a estrada no local que foi danificado pelo mar — afirmou.

Edson ainda informou que a frente fria deve continuar por mais três ou quatro dias. “Esta é a previsão. Essa massa polar entrou pelo sul do país, provocou a ressaca e a frente fria”.

O ambientalista Aristides Soffiati contou que o frio faz parte da mudança de estação.

— O que tenho visto até agora dos especialistas é que o frio faz parte dessa transição de estação e pode ter alguma coisa haver com alterações na atmosfera. Isso já pode ser uma manifestação das alterações climáticas. Não há certeza, mas é o que estou acompanhando — comentou.

Sobre a possibilidade da temperatura cair ainda mais no inverno, Soffiati explicou que o fenômeno “La Niña” pode contribuir.

— Na La Niña a tendência é estiagem e frio maiores. A queda da temperatura talvez aconteça em função deste fenômeno, que já está alterado também pela própria mudança climática. Quer dizer, ele pode vir mais forte do que habitualmente — explicou.

Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, a previsão para hoje em Campos é máxima de 25° C e mínima de 15° C.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *