Fiscais da Vigilância apreendem 700 kg de carne clandestina no Farol

Além disso, dois açougues na praia de Farol de São Thomé também foram interditados na mesma operação sanitária

Fiscais da Defesa Agropecuária Estadual e da Vigilância Sanitária Municipal deflagraram na manhã desta terça-feira (11) a Operação Pharos, em Campos. O objetivo da operação foi fiscalizar o comércio de carne clandestina em açougues no Farol de São Thomé, litoral campista. Nesta época de final de ano, em função principalmente das férias escolares e recessos, ocorre aumento considerável do número de pessoas que frequentam o litoral, sendo imprescindível a intensificação da fiscalização higiênico-sanitária dos alimentos comercializados neste local.

Carne clandestina é toda aquela proveniente de abate clandestino, isto é, o abate de animais realizado sem autorização, sem fiscalização, em locais inadequados e sem nenhuma higiene. Somente é permitido o comércio de carne proveniente de matadouros legalizados e registrados no Serviço Oficial de Inspeção Sanitária (SIM, SIE ou SIF), garantindo que o alimento tenha passado por inspeção sanitária e não represente risco de transmissão de doenças aos consumidores. A comprovação de origem de toda carne comercializada deve ser atestada mediante apresentação da nota fiscal de compra, indicando o matadouro onde foi efetuado o abate.

Durante a operação foram autuados dois açougues, localizados na Av. Boa Vista, e apreendidos cerca de 700 Kg de alimentos impróprios ao consumo que serão destruídos ante o risco iminente ao consumo. Os autuados podem ainda sofrer sanções criminais.

A operação continuará durante todo o verão. Além dos açougues localizados no Farol de São Thomé, também serão fiscalizados todos os açougues da baixada campista.

Fonte: Campos24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *