Foto: Reprodução

Mesmo com as baixas temperaturas, as filas para marcar consultas em hospitais da rede contratualizada do SUS continuam nas madrugadas de Campos. Um vídeo feito por um leitor e publicado em uma rede social mostrou pessoas em busca de vagas dormindo ao lado da Santa Casa de Misericórdia na noite da última segunda-feira (13). Nas imagens, os pacientes usam pedaços de papelão para se protegerem do frio. Em outro vídeo, os usuários da Saúde Pública dormem na fila do Hospital Plantadores de Cana (HPC).

Os problemas do setor causam revolta na população, que procuram a internet para desabafar. No blog do Bastos, assinado pelo jornalista Alexandre Bastos e hospedado na Folha Online, um leitor sugeriu, em comentário, uma “vaquinha” para comprar um elevador para o Hospital Ferreira Machado (HFM). No blog, mães também denunciaram suposta de falta de limpeza no Hospital Geral de Guarus (HGG).

Em outubro de 2013, a Folha já mostrava pessoas dormindo em filas para marcar consultas na Unidade Básica de Saúde do Santa Rosa, em Guarus, e no Centro de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente, no Centro. Na ocasião, os pacientes relataram que chegarar a esperar até 11 horas na fila. Em 24 de novembro de 2015, uma cuidadora de idosos relatou que, na expectativa de agendar um exame de endoscopia no HPC, chegou à fila às 17h para marcação na manhã seguinte.

A equipe de reportagem tentou contato com o HPC e a Santa Casa, mas não obteve resposta até o fechamento desta edição. A Fundação Municipal de Saúde informou que que o elevador do HFM está funcionando e que um novo elevador já foi adquirido. Já no HGG, a limpeza também está normal em todos os setores, segundo a nota, e que não houve reclamações formais na unidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *