Foto: Divulgação
A 1ª Feira da Agricultura Familiar do Norte Fluminense que será realizada nesta sexta-feira (10) e neste sábado (11) na praça do Liceu, em Campos, será um evento “três em um”. No local, entre 6h e 18h de sexta-feira e até às 22h de sábado, os consumidores poderão comprar produtos sem agrotóxicos, como frutas, legumes e verduras, diretamente com os agricultores dos assentamentos rurais de nove municípios da região, inclusive produtos processados, como farinha de mandioca, biscoitos de polvilho, araruta, bolo de milho, doces e outras delícias.
O superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Eduardo Augusto Alves, informa que “paralelamente à Feira da Agricultura, acontece a Feira de Artesanato Sustentável, com peças feitas em madeira, palha, cascas de árvores e sementes”.
Eduardo acrescenta que advogados e juízes vão fazer plantão na Feira para atender aos agricultores familiares.
“Campos tem avançado na produção de alimentos, e para isso, temos desenvolvido parcerias importantes em favor dos agricultores por meio do Sebrae, Uenf, Pesagro e UFR-RJ. Tem sido relevante por exemplo os trabalhos de técnicos do Sebrae, como a agrônoma, Gleiciane Pimentel, que inclusive tem contribuído para que tenhamos ampliado o número de famílias dos assentamentos produzindo com qualidade, e incluídas no cadastro de fornecedores do Programa Merenda Escolar”, destaca o superintendente.
Campos foi escolhida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria Executiva do Programa Territórios da Cidadania, para sediar a Feira Regional, que reunirá agricultores familiares quilombolas, pescadores e assentados.
De acordo com o coordenador do Território da Cidadania, Felipe Pipi Vasconcelos, as apresentações culturais terão participação de comunidades tradicionais como o Jongo do Quilombo de Machadinha de Quissamã e bandas locais da região Norte Fluminense.
“Os agricultores vão estar no local a partir das seis horas nos dois dias, com diversas barracas oferecendo aos consumidores diversos produtos, trazidos diretamente do campo. São produtos de qualidade, a preços de custo, como legumes, verduras, frutas, doces caseiros, biscoitos, bolos, salgadinhos, peixes frescos, quitutes de peixes, mel, própolis, plantas medicinais, tapioca feita na hora e artesanatos bastante diversificado”, destaca Felipe Vasconcelos.
Os agricultores familiares são dos municípios de Campos, Ca- rapebus, Quissamã, Conceição de Macabu, São João da Barra, São Fidélis, Cardoso Moreira e Italva. (A.N.) (D.P.P.)