photosA 1ª Feira da Agricultura Familiar do Norte Fluminense será realizada nesta sexta-feira (10) e sábado (11) na Praça do Liceu, em Campos. Na verdade serão três eventos em um. No local, das 6h às 18h de sexta-feira e até às 22h de sábado, os consumidores poderão comprar produtos sem agrotóxicos, como frutas, legumes e verduras, diretamente com os agricultores dos assentamentos rurais de nove municípios da região, inclusive produtos processados, como farinha de mandioca, biscoitos de polvilho, araruta, bolo de milho, doces e outras delícias.

O superintendente de Agricultura e Pecuária de Campos, Eduardo Alves, informa que paralelamente à Feira da Agricultura, acontece a Feira de Artesanato Sustentável, com peças feitas em madeira, palha, cascas de árvores e sementes.

Eduardo acrescenta que advogados e juízes vão fazer plantão na Feira para atender aos agricultores familiares. Eles vão receber serviços jurídicos do ônibus da Justiça Itinerante, como questões das áreas cíveis, registros civis, como casamento e divórcio; de família e criminal.

Eduardo destaca a importância das políticas públicas realizada pela Prefeitura de Campos em favor das famílias de agricultores familiares dos assentamentos do município.

– Campos tem avançado na produção de alimentos, e para isso, temos desenvolvido parcerias importantes em favor dos agricultores por meio do Sebrae, Uenf, Pesagro e UFRRJ. Tem sido relevante, por exemplo, os trabalhos de técnicos do Sebrae, como a agrônoma Gleiciane Pimentel, que inclusive, tem contribuído para que tenhamos ampliado o número de famílias dos assentamentos produzindo com qualidade, e incluídas no cadastro de fornecedores do Programa Merenda Escolar”, destaca o superintendente.

De acordo com o coordenador do Território da Cidadania, Felipe Pipi Vasconcelos, as apresentações culturais terão participação de comunidades tradicionais como o jongo do Quilombo de Machadinha, de Quissamã, e bandas locais da região Norte Fluminense.

– Os agricultores vão estar no local a partir das 6 horas, nos dois dias, com diversas barracas, oferecendo aos consumidores diversos produtos, trazidos diretamente do campo. São produtos de qualidade, a preços de custo, como legumes, verduras, frutas, doces caseiros, biscoitos, bolos, salgadinhos, peixes frescos, quitutes de peixes, mel, própolis, plantas medicinais, tapioca feita na hora e artesanatos bastante diversificados – destaca Felipe Vasconcelos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *