Feijão vai ficar mais caro e quilo pode chegar a R$ 15

feijão10A seca que está afetando os produtores de feijão deve diminuir a produção e, consequentemente, elevar o preço da semente mais popular dos pratos brasileiros. O preço do quilo nas prateleiras dos supermercados pode chegar a R$ 15 reais nos próximos meses.

De acordo com o Extra, com informações do Instituto Brasileiro de Feijão, a alta será de 50%, para o feijão carioca e o preto. “Os lugares do país que mais consomem feijão vão sofrer com a alta, que inevitavelmente será repassada aos consumidores. Os preços ficarão altos ao longo deste ano”, comentou Marcelo Luders, presidente do Instituto.

A seca prejudicou produtores do Paraná, do Centro-Oeste e do Norte de Minas Gerais, de acordo com Sandra Hetzel, analista de mercado da consultoria especializada Unifeijão. A inflação da semente, conforme medição do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 4% em abril.

“Já falta produto nos mercados, logo, o feijão fica mais caro ao consumidor. É reação em cadeia”, finaliza a analista do Unifeijão.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *