Evento acontece nesta segunda-feira (24), na Praça são Salvador.
Ação irá orientar quanto aos cuidados, sintomas e tratamento da doença.

Cartaz da campanha de tuberculose (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)

Nesta segunda-feira (24), uma ação na Praça São Salvador, em Campos dos Goytacazes, irá marcar o Dia Mundial da Luta contra a Tuberculose. O evento tem o apoio do Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PCT) e acontece das 8h às 15h, com orientação quanto aos cuidados, sintomas e tratamento da doença.

“Vamos alertar a população que o mais importante é o diagnóstico precoce, que possibilita um tratamento mais eficaz e o controle da doença em nosso município. Os pacientes que fazem o tratamento de forma irregular correm o risco de se tornarem resistentes às medicações, dificultando a cura da doença”, explicou o secretário de Saúde, Doutor Chicão.

A coordenadora do PCT, enfermeira Verônica Verdan, lembra que o programa funciona no Centro de Referência Augusto Guimarães (CRAG), ao lado do Hospital Geral de Guarus (HGG), onde os pacientes diagnosticados são avaliados mensalmente até a cura. As pessoas que tiveram contato com os pacientes também são consultadas e, se necessário, tratadas.

“O tratamento adequado é aquele em que os medicamentos são tomados na quantidade prescrita, por pelo menos 6 meses, todos os dias, sem interrupção. Dispomos de exames complementares como exame de escarro, Raio X de tórax e prova tuberculínica. O atendimento no Programa acontece das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Não há necessidade de agendamento prévio. Pessoas com tosse há mais de 3 semanas podem procurar a unidade”, explicou a coordenadora Verônica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *