O Hemocentro Regional de Campos, que funciona no Hospital Ferreira Machado, vem registrando uma queda em torno de 60% nas doações. São necessárias 70 doações/dia para manter o estoque de sangue regular.

– Na sexta-feira (16), apenas 15 doadores compareceram na parte da manhã. As doações voluntárias vêm caindo vertiginosamente nos últimos anos e só há uma mudança neste quadro quando surgem campanhas direcionadas, feitas através das redes sociais. Estamos muito preocupados – disse a diretora do hemocentro, Sandra Chalhub.

Com o estoque baixo, o Hemocentro Regional de Campos apela aos doadores voluntários de sangue, fidelizados ou não, para que compareçam ao banco de sangue. Normalmente o hemocentro funciona diariamente das 7h às 18h, inclusive sábados, domingos e feriados. Nas festas natalinas e de fim de ano, porém, o horário sofrerá alteração. Nos dias 24 e 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2017, o horário para as doações será das 7h às 14h.

Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *