Segundo a Emater houve redução de 35% na produção leiteira e 40% na pecuária de corte

Após Aperibé, foi a vez de São Francisco de Itabapoana decretar situação de emergência  por 90 dias em função da estiagem na região Norte Fluminense. O decreto foi publicado no Diário Oficial do município nesta sexta-feira (10). 

Segundo a Emater houve redução de 35% na produção leiteira e 40% na pecuária de corte. Isso acontece em função da falta de água para pastagem e hidratação do gado bovino. Além disso, dados apontam que nos últimos 160 dias choveu o equivalente a 13,4mm, um índice bem abaixo da média histórica de 1.200 a 1.500mm. Em decorrência da estiagem, de acordo com a Prefeitura, mananciais estão comprometidos e a cidade enfrenta problemas no abastecimento de água humano e animal.

Não há previsão de chuva na cidade durante esta semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Os municípios que já decretaram situação de emergência no Norte e Noroeste do Estado são:  Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Cardoso Moreira, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Miracema, Natividade, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São José de Ubá, São João da Barra, Varre-Sai e Aperibé. *Com informações do G1.

Fonte: Campos24h

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *