O secretário de Saúde, Paulo Hirano, esteve na UBS da Penha nesta quarta-feira (21), entregando óculos a alunos da rede municipal e moradores do bairro que passaram por exames de oftalmologia na unidade móvel do Programa Saúde na Escola (PSE). Foram doados 86 óculos, com modelo, cor e armação escolhidos pelos próprios beneficiados.

Almerinda Gabriel, de 54 anos, é dona de casa e cuida dos pais idosos. Ela fez o exame e chegou a pesquisar preços em óticas da cidade: “Desanimei, porque o mais barato que encontrei custava R$ 400, mas me ligaram da UBS, dizendo que eu ia ganhar o óculos pelo PSE, e hoje recebi meu óculos do próprio secretário de Saúde. É uma beleza esse programa, porque ajuda os alunos nas escolas e atende a população durante as férias”, falou a senhora.

Outro que testou e aprovou o óculos foi Nelson Gomes da Silva, de 78 anos, que tinha um grau avançado de miopia. “Eu olhava uma pessoa e via duas, ao mesmo tempo. Agora estou enxergando tudo. Acho até que vou deixar minha bengala de lado”, falou. Já o aluno do Thieres Cardoso, Daniel, de 12 anos, tinha dificuldade para identificar “letras e palavras de perto”.

PSE – A Prefeitura de Campos implantou o Programa Saúde na Escola (PSE) em 2010 com o objetivo de detectar, nas crianças e adolescentes, problemas de saúde que comprometem a aprendizagem. Mais de 70 mil alunos de creches e escolas foram beneficiados com consultas e exames especializados. Nas unidades móveis do PSE, são feitos exames de audiometria, oftalmologia e odontologia. Durante as férias escolares, as unidades móveis atuam junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), levando o serviço a moradores das mais diversas localidades.

Em 2011, 67 creches e escolas foram visitadas pelas equipes do PSE, que atendeu a 2.276 alunos do Ensino Fundamental e 1.836 crianças de até 3 anos das creches, além de encaminhar mais de 1.250 alunos para consultas e exames especiais no Hospital Geral de Guarus (HGG) e nos Centros de Referência e Tratamento da Criança e do Adolescente (CRTCA I e II)”.

– Somente ano passado, nas unidades móveis do Estação PSE, 7.178 alunos passaram por exames de audiometria; 10.730 de odontologia e 19.614 de oftalmologia. Mais de 1.500 óculos foram doados, com o aluno podendo optar pela cor e modelo da armação – informou o secretário Paulo Hirano.

Fonte: Prefeitura de Campos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *