O Hemocentro Regional de Campos, localizado no Hospital Ferreira Machado (HFM) está mais uma vez precisando de doações de sangue. Com o baixo estoque fica cada vez mais complicado atender, principalmente, as vítimas de acidentes e de casos violentos, que são encaminhadas à unidade hospitalar.

Diariamente são necessárias no mínimo 70 doações de sangue para que o estoque se mantenha equilibrado. Na última semana as doações de sangue não chegaram ao número de 40 doações diárias. A maior deficiência no banco de sangue é do tipo O.

O Hemocentro funciona diariamente, das 7h às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.

Os homens podem fazer até quadro doações por ano, respeitando sempre o intervalo 60 dias entre cada coleta. Já as mulheres são três doações/ano, com intervalo de 90 dias.

Doadores com 16 e 17 anos devem preencher formulário próprio fornecido pelo Hemocentro Regional de Campos, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, e com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.  Para mais detalhes, os doadores podem ligar para 0800 2820 250.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *