Renovação: Comudes com sete novos membros da sociedade civil

Segunda-feira, 7 de maio de 2012 (Foto: Rogério Azevedo/Secom) A reunião foi presidida pela secretária de Planejamento e Gestão, Ana Lúcia Boynard

A primeira votação para renovação de um terço dos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Comudes) foi realizada nesta segunda-feira (07) através de votação aberta. Os novos membros terão direito a assento, voz e voto no conselho, que consta de 45 membros de diferentes entidades com representatividade municipal. Segundo regimento interno, a cada ano, um terço dos membros móveis devem ser substituídos a fim de dar voz de voto a novos conselheiros representantes da sociedade civil e governo.

As votações prosseguiram com a formação inicial de uma comissão eleitoral composta por três representantes com cadeira permanente no conselho, sendo eles:  a secretária de Planejamento e Gestão do Município; o chefe de gabinete da Procuradoria Geral do Município, Matheus José e o presidente da Câmara Municipal de Campos, Nelson Nahim. Segundo votação feita em plenário,  sete novos membros da sociedade civil  passam a ter direito a voto no Comudes e dois antigos membros permanecem com este direito, já que o número de entidades que efetuaram a inscrição corretamente foi menor que as vagas disponibilizadas.

As representatividades que permaneceram com direito a voto no Comudes são o Conselho Municipal de Assistência Social e o Lions Club de Campos. Os sete novos membros são a Associação Norte Fluminense de Engenheiros e Arquitetos (Anfea), Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial (CMPIR), Junior Chamber Internacional -JCI (antiga Câmara Junior de Campos), Instituto de Ação Sócio Ambiental (Instituto ASA), Sindicato Rural de Campos, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e Sindicato dos hotéis, restaurantes e Bares da Costa Doce (SINDHORES).

No processo que antecedeu a  votação, as entidades se inscreveram previamente mediante a divulgação da modificação de assentos para que fosse cumprido o regulamento interno do conselho.A secretária  Ana Lúcia Boynard deu boas vindas aos novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável.  ” A modificação dos conselheiros é um processo de renovação dos conselhos municipais. É um ponto negativo quando as pessoas se perpetuam nas representatividades públicas. A renovação faz com que tenhamos um olhar renovado e vamos cobrir a maior gama possível de entidades. Esta é a primeira eleição de muitas que ainda existirão”, destaca.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *