Especialistas garantem que há uma idade certa para a criança se inscrever em cursos, praticar esportes e a aprender a tocar um instrumento.

Para muitos pais, escolher as atividades que os filhos vão realizar fora da sala de aula é uma dor de cabeça. Especialistas garantem que há uma idade certa para a criança se inscrever em cursos, praticar esportes e a aprender a tocar um instrumento.Até os seis anos, os pequenos devem viver de brincadeiras que estimulem o desenvolvimento e sem grandes compromissos. Segundo educadores brincadeira tem tudo que ela precisa para se desenvolver em termos sociais afetivos de relacionamentos também intelectuais. E atividades como cantar e dançar podem começar bem cedo.

Porém a partir dos seis anos de idade que os pais podem começar a se preocupar com as atividades extra-curriculares.

Atividade física é fundamental, porém vale ressaltar que a criança não precisa fazer todos os esportes porque ela precisa de um tempo de lazer. O que deve ser levado em consideração na hora da escolha é o prazer que a criança sente e todos os benefícios que serão levados para o resto da vida.

Xadrez é uma boa atividade pra crianças a partir dos sete anos. Ele desenvolve o raciocínio lógico, a concentração e ajuda na memória.

Línguas estrangeiras são bem-vindas, mas podem esperar até a criança aprender a ler, primeiro, em português.

Informática pode estar presente na vida da criança desde os primeiros anos. O ideal é que as crianças da pré- escola não naveguem na internet, mas elas têm jogos eletrônicos. A partir dos 7, 8, 9 anos, é que elas lidem com computador e naveguem na internet porque podem aprender muito, desde monitoradas pelos pais e educadores.

Voluntariado pode ser uma boa opção. O trabalho voluntário é uma atividade para se fazer com 13, 14, 15 anos porque vai depender de um pouco mais de autonomia do adolescente. Nessa atividade, ele vai compartilhar aquilo que ele aprendeu ao longo da vida.

Os educadores lembram ainda que, entre os15 e 17 anos, o jovem pode optar por um curso técnico para entrar mais rápido no mercado de trabalho e até mesmo seguir a carreira num curso universitário.

 VISITE SEMPRE: http://fabriciolirio.com.br/   Fonte: Jorna Hoje

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *