As atividades começam neste sábado (08) e vão até o dia 18 deste mês

 

Dez dias de muita literatura e atividades culturais vão destacar a importância do livro para a formação de cidadãos. Esta é a proposta da programação em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil, realizada pela secretaria municipal de Educação, Cultura e Esportes (Smece). As atividades começam neste sábado (08), no Jardim São Benedito, das 9h às 12h, e vão até o dia 18 deste mês, com eventos nas escolas, nas enfermarias de hospitais municipais e na sede da Smece.

No sábado literário do jardim São Benedito, crianças de todas as idades poderão participar das oficias de leitura, pintura, contação de história e criação de personagens literários com argila. Haverá distribuição de pipoca e muita leitura. A representação de alunos da rede municipal de ensino que participará da abertura receberá um livro literário. Os demais participantes podem levar livros que já leram e que não querem mais para trocar por um vale livro que dá direito à troca por outro.

— A nossa programação visa envolver toda a sociedade em torno do livro. A intenção é criar políticas públicas de acesso e de valorização da cultura literária, buscando aproximar o livro do leitor, sobretudo, em tempos digitais. Além do evento aberto ao público, no Jardim São Benedito, na lateral da Academia Campista de Letras, teremos atividades nas escolas, nas pediatrias de hospitais municipais e na sede da Smece nos demais dias — explica Ana Raquel Pourbaix, coordenadora de Língua Portuguesa.

A iniciativa faz parte do Programa Municipal de Incentivo à Leitura, projeto “Ler Par@ Ser”. O subsecretário pedagógico, Rafael Damasceno, destacou a importância do evento “O livro é um elemento fundamental de socialização, imaginação e cidadania. Momentos de comemoração com esses representam uma oportunidade fantástica de aproximar nossa população da leitura”.

Vai e Vem Literário – Durante o sábado literário, no Jardim São Benedito, quem quiser pode levar livros usados e, em troca deles, receberá cupons que darão direito a novos títulos. Os livros poderão ser retirados na sede da Smecr, das 9 às 17h, nos dias 17 e 18 e abril. É necessário que os livros estejam em bom estado de uso e sejam literários e não didáticos, como livros escolares.

Projeto Caixoteca – Com a intenção de tornar a leitura mais acessível à população, a Smece criou a “Caixoteca”, uma biblioteca em caixotes. São caixas de palets, dispensadas por supermercados, que foram reaproveitadas e customizadas e servirão de prateleiras para obras literárias. O projeto estará presente no sábado literário no jardim e, em datas programadas, em diversas escolas municipais, bem como na frente da sede da Smecr e nos Hospital Geral de Guarus (HGG), Hospital Ferreira Machado e Hospital dos Plantadores de Cana.

Dia Nacional do Livro Infantil – Em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do escritor Monteiro Lobato, autor de dezenas de obras como “O Saci”, “Reinações de Narizinho” e “O Pica-pau Amarelo”, que inspiraram a série televisiva “Sítio do Pica-pau Amarelo”.

Confira a Programação:

– 8/04/17 – sábado

Local: Jardim São Benedito

Horário: 9h às 12h

Projeto “Caixoteca” – Biblioteca em caixotes

Projeto GOTTA – Contação de histórias

Oficina de Pintura de Personagens literários

Distribuição de Pipoca

Projeto Caminhos de Barro (UENF)- Oficina de argila

Projeto “Vai e Vem Literário”- recolhimento de livros para troca

– 10/11/12 de abril – Recolhimento de livros para “VAI e VEM LITERÁRIO”

LOCAL: SMECE – portaria 8h às 17h.

– 18 de abril – DIA NACIONAL DO LIVRO INFANTIL (terça-feira)

“Caixoteca” nas escolas – Intervalo literário

18 de abril – Contação de história e distribuição de livros literários nas pediatrias de hospitais municipais. Cada hospital ganhará uma “Caixoteca”

14h. Inauguração da Sala de Leitura da Escola Municipal Francisco de Assis.

– 17 e 18 abril “VAI E VEM LITERÁRIO” – 17 e 18 de abril

Local: SMECE de 9h às 17h (A SMECE fica na Praça Cinco de Julho, prédio da antiga Estação Ferroviária).

Fonte: Comunicação/PMCG

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *