.
Por rodrigo, em 30-11-2011 – 17h52

Os jovens entre 15 a 24 anos serão os principais focos neste Dia Mundial de Luta contra a Aids, já que dados do ministério da Saúde revelaram maior incidência de HIV entre esse grupo. A data é lembrada nesta quianta-feira com uma série de ações na praça São Salvador e instituições de ensino. A Associação Irmãos da Solidariedade — casa de apoio a portadores do vírus HIV — vai aproveitar o dia para orientar a população, principalmente sobre a prevenção. Das 09h às 17h, profissionais da associação, pacientes assistidos e colaboradores, como drag queens, estarão distribuindo panfletos e preservativos na área central.

A presidente e fundadora da Irmãos da Solidariedade, Fátima Castro, participou do Folha no Ar e explicou que durante o evento haverá também a apresentação de DJs, dança de salão, além dos shows das drag queens. “A gente aproveita a data de uma forma divertida para mostrar mais uma vez o quanto a prevenção é importante e que qualquer um que fizer sexo sem camisinha pode ser infectado. Também mostramos que os portadores do vírus HIV podem ter uma vida com dignidade”, destacou.

Dados divulgados recentemente pelo ministério da Saúde revelaram a estabilidade na prevalência da Aids na sociedade brasileira, no entanto uma informação que chamou a atenção de Fátima Castro foi o aumento no número de casos entre pessoas de 15 a 24 anos. “Essa juventude não vivenciou o pior da Aids nos anos 80, quando se tinha aquela imagem cadavérica que era o estereotipo da doença. Hoje os portadores da doença não têm mais esta cara”, afirmou Fátima, ressaltando que a associação atende hoje 45 residentes e assiste a cerca de 300 pessoas.

Mais ações — O programa municipal DST/Aids da secretaria Municipal de Saúde, também realiza diversas ações extra-muros em parceria com universidades, instituições civis e o Programa Saúde na Escola (PSE), para marcar o dia. Um grande laço vermelho será colocado na sede do programa, na Rua Conselheiro Otaviano, 241. Segundo a coordenadora Rozângela Fonseca, haverá a distribuição de material informativo e de preservativos em pontos estratégicos de Campos, como a Rodoviária Roberto da Silveira. Apresentações musicais e teatrais sobre formas de prevenção da doença marcarão a data em algumas escolas, na Uenf e na Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante vai estar em Baixa Grande e Murundu das 7h às 21h, para aconselhamento e realização dos testes rápidos de diagnóstico para HIV.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *