O Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele será comemorado neste sábado (26). Para celebrar a data, a Sociedade Brasileira de Dermatologia vai realizar a Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele. Em Campos, o evento será realizado no Hospital Escola Álvaro Alvim, das 9h às 15h, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a dermatologista e coordenadora do Programa Municipal de Oncologia Dermatológica, Liana Almeida, haverá atendimento gratuito a pessoas com lesões suspeitas e encaminhamento ao ambulatório de cirurgia, quando necessário. No ano passado, a Campanha atendeu cerca de 300 pessoas no município.

– Contaremos com a participação de médicos, residentes e acadêmicos da Faculdade de Medicina de Campos. Não tem limite de atendimento. Atenderemos a todos conforme a demanda do dia. Vamos fazer exames de lesões suspeitas e encaminhamento para acompanhamento e tratamento – afirmou a médica.

O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, lembra que em todo o país, 127 postos de saúde de 25 estados brasileiros participarão do Dia C que vai mobilizar cerca de 3 mil dermatologistas. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam assistidas durante a mobilização.

A doença é provocada pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. Estas células se dispõem formando camadas e, de acordo com a camada afetada, definem-se os diferentes tipos de câncer. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo desenvolvimento de tumores cutâneos, e a maioria dos casos está associada à exposição excessiva ao sol ou ao uso de câmaras de bronzeamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *