Bandeira do Brasil! Aqui nos reunimos, a alma em festa, para te reverenciar e te exaltar como símbolo máximo da nacionalidade. Aqui nos congregamos, de espírito elevado, para renovar nossa fidelidade a ti e a tudo que representas como penhor da unidade de todo um povo.

És um pedaço de pano colorido, com estrelas, losango, esfera. Um tecido simples, de vários matizes, desfraldado ao vento. Mas quanta grandeza encerras, quanta beleza irradias, quanto sentimento despertas !

Daqui te contemplamos, com vibração patriótica e fervor cívico. Deixa que a brisa te balance e acaricie esse esplendor verde-amarelo de heroicas tradições, o garbo alvi-anil a refletir e exaltar uma história repleta de glórias e feitos exemplares.

A pátria vive em ti.

Sintetizas, em cada dobra tua, a predestinação dos pioneiros e desbravadores, a altivez de tantos vultos notáveis da Independência, da Abolição e da República, a bravura dos nossos mártires, a perseverança dos brasileiros de ontem, de hoje e de sempre !

Símbolo maior da soberania, és mensageira da fraternidade de nossa gente e guardiã do orgulho nacional. Instrumento de união entre todos os que lutam no dia a dia por um desenvolvimento legitimado pelo bem-estar social, és sábio e lúcido roteiro para que, juntos e solidários, edifiquemos um provir à altura de nossa destinação histórica.

Representas nossa vocação democrática, nossa crença numa Justiça livre de conveniências, e nossa aspiração de paz com prosperidade.

Sentinela do futuro, alimentas nossa crença no valor do trabalho construtivo, na concretização dos mais nobres ideais de liberdade. Porque a Nação cresce em decorrência das realizações de cada brasileiro, desde o mais humilde trabalhador, ao mais alto dirigente.

Na hora presente, diante da instabilidade econômica e política que ameaça grandes nações, em vários continentes, cujos reflexos poderão alcançar nossa pátria, recorremos, a ti, Bandeira amada, para fortalecer nossa esperança de que o país vença todos os desafios que se apresentarem. Mais uma vez, vamos elevar preces ao Grande Arquiteto do Universo e exercitar nossa capacidade de, com criatividade e fé, superar obstáculos e levar adiante nossos sonhos e objetivos, com redobrada coragem, firmeza de propósitos e inabalável determinação no cumprimento de nossos deveres.

É nos momentos de incerteza e expectativa que invocamos a tua inspiração, Bandeira do Brasil. De ti vem a luz norteadora dos caminhos e a sombra amiga que retempera as energias.

Aqui estamos, Bandeira, servidores leais de uma instituição — o Lions Club Internacional — que, nascida em plagas estrangeiras, disseminou-se pelo mundo inteiro, impulsionada pelo desejo cristão e leal de servir ao próximo. São propósitos permanentes de Lions contribuir para o desenvolvimento com justiça social, cerrando fileiras em prol da educação, da saúde e, sob os mais diferentes prismas, dos elevados princípios da dignidade humana, não importando características de raça, credo, posição social ou preferências pessoais dos cidadãos a quem atendemos. Uma instituição que faz da prática do bem uma bandeira, também, como alvo certeiro de nossa grande missão na vida terrena.

Somos o Lions, Bandeira do Brasil, a lhe render nosso preito de amor e respeito incondicional, que lhe tributamos ao início de nossas reuniões. Aqui estamos, auri-verde pendão, como há mais de 50 anos o fazemos, em praça pública e hoje generosamente colhidos neste Batalhão, para reafirmar nosso compromisso de trabalho, conscientes de nosso papel na construção de uma cidadania mais cívica e respeitosa, de um amanhã mais feliz, de uma Pátria mais forte, mais livre e mais justa.

Envolve-nos, Bandeira, sob as bênçãos de Deus, em tuas promessas de paz e confortadora esperança.

Viva o Brasil !

Vilmar Rangel

Dia da Bandeira – 2011

56º Batalhão de Infantaria do Exército

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *