Apenas nesta semana, o número de notificações de casos Dengue ultrapassaram a marca dos 10 mil, em Campos. Por outro lado, os casos confirmados da doença continuam a cair. Em uma semana subiu para 4.757 casos confirmados da doença, contra 4.508 na semana passada, segundo balanço divulgado ontem pela secretaria municipal de Saúde.

Em Campos, até ontem, 10.507 casos foram registrados, sendo que destes 4.757 estão confirmados e que 4.642 eram do tipo comum — a dengue clássica. Ocorreram também 595 internações e 115 casos hemorrágicos ou com complicações. A dengue matou uma pessoa no mês de março e duas no mês de abril, no município.

Com a queda do número de pacientes, no início de maio, foi fechado o polo do Centro de Referência da Dengue (CRD) do Hospital Geral de Guarus (HGG).

O diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, disse que a epidemia de dengue começa mesmo em março, mas, este ano, ela começou em janeiro e já percebe a queda.

Combate — A proposta em todo o estado do Rio de Janeiro é manter a “Campanha 10 minutos contra a dengue”. O objetivo é estimular a população a investir 10 minutos por semana para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor em suas casas, já que o ambiente doméstico concentra 80% dos focos.

Segundo as autoridades na área de Saúde, o trabalho de prevenção foi um grande fator que contribuiu para a eliminação de focos em toda a região, mas a população não deve baixar a guarda, no combate aos focos, já pensando no próximo ano.

Os casos de óbitos no Estado do Rio, ainda explicam as autoridades da área de combate ao mosquito, serviram para conscientizar a população do perigo da doença.

Elder Andrade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *