Por Jualmir Delfino
Terminam nesta quarta-feira (24) as inscrições para os cursos de qualificação profissional para os pescadores da Colônia de Pesca Z-19, na Praia do Farol de São Tomé. São disponibilizados diversos cursos para os pescadores e seus familiares. O objetivo é dar aos pescadores artesanais, a qualificação necessária para os avanços que o setor terá, mediante os investimentos que a Prefeitura de Campos fará em parceria com o governo federal para desenvolver a pesca, a partir da construção de um moderno Terminal Pesqueiro.

Cada pescador poderá participar de vários cursos, como Processamento de Pescados e Mecânico de Motores Marítimos a Diesel. O treinamento será feito na Escola Volante da Plataforma Educativa da Repsol, instalada na orla, junto da Colônia Z-19, numa carreta especial.

O secretário de Pesca e Aqüicultura, Vieira Reis, informa que o treinamento já começa nesta quinta-feira (25). O primeiro curso será o de Boas Práticas de Higiene na Culinária,da Cozinha Brasil, que contempla tanto pescadores como suas esposas e seus filhos.

O aprendizado vai agregar valor à atividade, tendo em vista que ao processar o pescado, ocorre um aumento no ganho, pois até a pele do peixe será separada da carne, para ser utilizada na confecção de artesanato. A carne processada agrega valores, como filé e outros tipos de processados para iguarias, como moquecas e outros pratos semiprontos. Os cursos da Cozinha Brasil capacitam pessoas para preparar comidas da culinária brasileira, com aproveitamento de produtos regionais.

Vieira Reis destaca a importância da parceria entre a Secretaria de Pesca e Aqüicultura, a Repsol, a Colônia de Pesca Z-19, a Capitania dos Portos da Marinha do Brasil e da Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), que participa com a ministração de vários cursos.

O presidente da Colônia Z-19, Rodolfo Ribeiro, comemora a realização odos cursos. Por sua sugestão, a grade do curso foi montada de forma que todos os pescadores tenham a oportunidade de fazer até mesmo todos os cursos oferecidos.

– Temos uma ampla grade decursos que vai dignificar a atividade de pescador ainda mais, porque os nossos companheiros pescadores vão poder obter melhores rendimentos, ao aprender, por exemplo, a mecânica de motores marítimos e o curso de Marinheiro Auxiliar de Convés – ressalta Rodolfo.

Postado por: Secom 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *