Atendendo a uma solicitação dos pescadores que vinham encontrando dificuldades para exercer a profissão, a Defesa Civil encaminhou o pedido de abertura das comportas do Canal das Flechas ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), para que houvesse um volume de água que possibilitasse a saída dos barcos do Terminal Pesqueiro para alto mar, através da Barra do Furado.

– As comportas foram abertas por cerca de nove horas, tempo suficiente para que o volume de água possibilite a saída dos barcos. Elas não podem ficar abertas por muito tempo, segundo o Inea, pois corre o risco de haver uma diminuição das águas do canal e da Lagoa Feia – afirmou o diretor executivo da Defesa Civil, major Edison Pessanha.

CANAIS – Com relação à limpeza dos canais que cortam o município e levam água à Baixada Campista, ele afirmou que essa medida que vem sendo tomada pela Prefeitura de Campos vai ajudar, mas que o nível baixo de água no Rio Paraíba, não vem favorecendo essa transferência de agua para a irrigação da terra naquela região. Atualmente duas bombas fazem esse serviço no Canal Campos-Macaé.

– Vai ser necessário que sejam instaladas duas bombas de captação de água para os canais Cambaiba e Coqueiros, dois canais importantes nessa região. Essas bombas estavam quebradas e foram retiradas pelo Inea para concerto. No entanto elas ainda não foram reinstaladas – disse Pessanha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *