Nesta terça-feira (1º), a microbacia Canal do Coqueiro, recebe o evento.
Um dos temas abordados será o descarte de embalagens de agrotóxicos.
Esclarecer dúvidas e levar mais informação sobre direitos e deveres dos agricultores familiares, são uns dos objetivos do ciclo de atividades das 14 microbacias trabalhadas pelo Programa Rio Rural, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Na próxima terça-feira (1º), a microbacia Canal do Coqueiro, irá receber o evento.
“Oportunidades como esta despertam o interesse das pessoas em assuntos importantes como aposentadoria, cuidados com o meio ambiente, que incluem preservação e, por exemplo, o manuseio correto dos agrotóxicos e fertilizantes químicos”, disse a assistente social Mila Rangel.
Na ocasião, as extensionistas da Emater-Rio e técnicas executoras do Rio Rural, irão explicar mais sobre a sustentabilidade, com foco em ações de preservação do meio ambiente, seguridade social para trabalhadores do campo e o uso consciente de defensivos químicos.
“Estamos em parceria com a Emater-Rio para intensificar a campanha de coleta de embalagens de agrotóxicos vazias. Além disso, falamos sobre o uso consciente dos agrotóxicos, da importância da compra de produtos autorizados e da utilização destes de acordo com as instruções dos fabricantes. É um tema que sempre desperta muito a curiosidade dos agricultores. É uma questão de segurança alimentar”, explicou o engenheiro agrônomo do Núcleo de Defesa Agropecuária da secretaria estadual de Agricultura, Evaristo Mezavilla.