A Secretaria Municipal de Saúde de Campos confirmou nesta segunda (10) um caso de meningite bacteriana em uma criança. O caso vinha sendo investigado desde sexta-feira, quando a criança, do distrito de Goitacazes, deu entrada no Hospital Ferreira Machado (FMC) com a suspeita da doença.

Segundo a assessoria de imprensa do hospital, o estado de saúde da criança é gravíssimo, inclusive, já chegou a ter uma parada cardiorrespiratória.

No sábado, o colégio particular onde a criança estuda chegou a cancelar uma festa junina que ocorreria no domingo, mas as aulas aconteceram normalmente hoje. Mesmo assim, medidas serão tomadas pela diretoria da instituição, que planeja uma higienização das salas de aula do colégio para esta terça, além de uma visita de agentes da Secretaria de Saúde à unidade escolar.

As informações sobre o curso de ações do colégio foram passadas pela própria direção, que informou ter entrado em contado com a assessoria da Secretaria de Saúde de Campos, que nos informou que a suspeita é que a menina tenha contraído meningite pneumocócica.  “Como foi um caso isolado, descartamos a exigência de bloqueio epidemiológico, mas mesmo assim, para desencargo de consciência, e para tranquilizar os pais, já requisitamos uma higienização com firma autorizada no colégio”, conta à direção.

Uma equipe da secretaria de Saúde vai comparecer hoje ao centro educacional para colocar em dia o calendário vacinal das crianças, inicialmente, sem atrapalhar o andamento das aulas.

Sintomas — As autoridades da área de saúde também ressaltam a importância da atenção por parte dos pais para com o comportamento dos filhos, principalmente no período de inverno, quando aumentam os quadros e a possibilidade da doença.

Os sintomas precoces mais importantes de uma meningite são a febre, a dor de cabeça, a rigidez do pescoço, a dor de garganta e os vómitos. A rigidez do pescoço (rigidez da nuca) não significa simplesmente dor na flexão do mesmo; de facto, é impossível ou provoca muita dor procurar fazer com que o queixo toque no peito.

Nas meningites virais, o quadro é mais leve. Os sintomas se assemelham aos das gripes e resfriados. A doença acomete principalmente as crianças, que têm febre e dor de cabeça. As meningites bacterianas são as mais graves e devem ser tratadas imediatamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *