O subsecretário de Comando e Controle da Secretaria de Estado de Segurança, Rodrigo Alves, e o superintendente de Comunicações Críticas, Alexandre Corval, entregam na próxima quarta-feira (18/10), novos radiotransmissores à Prefeitura de Campos. Com isso, 18 prefeituras passam a ser integradas através de radiotransmissores com o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. Adquiridos e utilizados durante os Jogos Rio 2016, os rádios são um importante legado e permitem ainda a comunicação com outros órgãos de segurança, beneficiando diretamente a população destas áreas. Mais de 50 aparelhos serão entregues durante a cerimônia, que será realizada, às 11h30, no auditório da 6ª RISP (Região Integrada de Segurança Pública).

Desde o primeiro semestre, a Superintendência de Comunicações Críticas (SCCRIT) da Subsecretaria de Comando e Controle (SSCC) vem fazendo a entrega dos radiotransmissores em todas as regiões do Estado. As prefeituras de Niterói e São Gonçalo foram as primeiras a serem beneficiadas. Em seguida, foram alinhados convênios com os municípios do Médio Paraíba (Piraí, Barra do Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia), assim como da Região Centro-Sul Fluminense (Valença e Paraíba do Sul) e outros municípios do estado e Baixada Fluminense, totalizando 29 acordos de cooperação firmados.

Do total de 12 mil aparelhos, cinco mil haviam sido cedidos pelo Estado inicialmente para a organização dos Jogos Rio 2016. Eles foram vistoriados e reconfigurados pela superintendência. Sete mil aparelhos já haviam sido incorporados à Polícia Militar e outros dois mil à Polícia Civil, enquanto duzentos estão em uso pela Secretaria de Segurança. Outros 300 foram entregues à Secretaria de Estado de Administração Penitenciária.

Os 12 mil novos aparelhos são mais resistentes, inclusive à água, e contam com sistema digital no padrão TETRA criptografado, que garante a rápida resposta e comunicação segura entre as equipes operacionais espalhadas por todo Estado e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Além da alta qualidade de som, os aparelhos permitem o monitoramento por GPS – com localização das equipes em campo por mapas digitais e identificação rápida do atendimento mais próximo da ocorrência – e longa autonomia da bateria. A tela dos novos aparelhos foi aprimorada e permite o envio de mensagens curtas, estilo SMS. Entre os acessórios, o rádio dispõe de sistema PTT (push to talk / aperte para falar) de lapela acoplado e fone de ouvido, itens que facilitam o uso.

Fonte: Ururau

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *