A Campanha Nacional de Multivacinação começa nesta segunda-feira (19) e prosseguirá até dia 30 de setembro. O dia D da mobilização nacional será no sábado, 24 de setembro. Pela primeira vez, a campanha incluirá todas as vacinas disponíveis pelo SUS para crianças de até 5 anos e para crianças e adolescentes entre 9 e 15 anos incompletos, incluindo a imunização contra HPV para meninas.
O secretário de Saúde, Geraldo Venâncio, lembra que as 14 vacinas da campanha são Hepatite A, VIP, Meningocócica C, Rotavírus, HPV, Pneumo 10, Febre amarela, Varicela, Pentavalente, Tetraviral, Dupla adulto, DTP, Tríplice viral e VOP (poliomielite). “Convocamos os pais e responsáveis das nossas crianças e nossos adolescentes para comparecem aos postos de saúde, a fim de garantirmos o aumento da cobertura vacinal e evitar a reentrada no país de doenças já erradicadas aqui”, disse.
As doses já estão normalmente disponíveis de forma gratuita no SUS, em qualquer unidade de saúde, mas o objetivo da campanha é estimular a atualização da carteira de vacinação. A campanha contra pólio ocorre normalmente no mês de agosto. Este ano, porém, ela foi adiada, segundo o Ministério da Saúde, devido à Olimpíada no Rio, que poderia diminuir a adesão.
Este ano, o calendário de vacinações teve mudanças no esquema vacinal contra HPV, pólio, meningite e pneumonia. Confira as alterações:

 

HPV
Como era: 2 doses para meninas de 9 a 13 anos com intervalo de 6 meses; 3ª dose 5 anos depois.
Como fica: 2 doses com intervalo de 6 meses para meninas de 9 a 13 anos.

Poliomielite
Como era: injeção aos 2 e 4 meses e gotinha aos 6 meses. 2 doses de reforço aos 15 meses e aos 4 anos (ambas de gotinha).
Como fica: muda somente que a 3ª dose passa ser a injetável.

Pneumonia
Como era: 3 doses  (2, 4 e 6 meses de idade) e reforço entre 12 e 15 meses.
Como fica: 2 doses – aos 2 e 4 meses e um reforço aos 12 meses.

Meningite
Como era: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 15 meses.
Como fica: 2 doses, aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *